Coleta de lixo é ampliada e atende mais 12 comunidades

Disposta a garantir melhor qualidade de vida para a população, a Prefeitura de Araranguá, através do Departamento de Coleta de Lixo providenciou a ampliação do serviço de coleta de resíduos sólidos. Todos os dias, mais de 35 toneladas de dejetos são recolhidos. E a tendência é que essa quantidade aumente, pois recentemente houve a implantação da coleta de lixo para nove localidades que até então não usufruíam desse serviço.

24 trabalhadores em três turnos

Diretor da Coleta de Lixo Municipal, Luiz Geraldo da Silva Junior, o Juninho, reconhece que a demanda de material coletado é crescente, mas destaca que o setor nunca esteve tão bem estruturado como agora. “Já trabalhava nessa área, mas há um ano e oito meses assumi a direção da coleta de lixo. A cada dia aprimoramos nossa prestação de serviço. Atualmente dispomos de suporte físico e estrutural. Hoje, 24 lixeiros intercalam-se em três diferentes turnos de segunda a sábado nesse setor.Além disso, dispomos de quatro caminhões para realizar a coleta e nos próximos dias devemos receber mais um veículo para reforçar ainda mais esta frota”, revelou.

Segundo ele, aos domingos a equipe trabalha no sistema de plantão. Neste dia, a coleta é feita no Centro do município, no bairro Caverazinho e na comunidade de Lagoa da Serra. Nos demais seis dias da semana, os servidores da coleta de lixo trabalham intercalados em três turnos, das 4h às 10h, das 10h às 16h e entre 16h e 22h.

No verão cresce a demanda

“Mantemos o mesmo cronograma de coleta. Só em dezembro, quando inicia a temporada de verão devemos promover algumas mudanças até porque cresce a demanda devido à chegada dos veranistas e visitantes. Na temporada mais quente do ano é necessário fazer recolhimento de lixo todos os dias em Balneário Morro dos Conventos. No Balneário de Ilhas, aumentamos a coleta de duas para três vezes por semana e em Barra Velha ampliamos de uma para duas vezes por semana. São adequações já previstas no calendário, que ocorrem a cada começo de temporada de verão”, justifica.

12 novas comunidades recebem coleta de lixo

Luiz Geraldo afirmou que sete comunidades do interior, onde o serviço não era executado, receberam a implantação da coleta de lixo: Rio dos Anjos, Rio dos Porcos, Distrito Hercílio Luz, Espigão da Pedra, Ilhas, Morro Agudo e Barra Velha. “Nestes locais, o caminhão recolhe o lixo duas vezes por semana. Esta era uma demanda histórica que nos foi solicitada pelo prefeito Sandro Maciel”, argumentou.

Além disso, a ampliação do serviço de coleta de lixo também inclui as localidades de Pontão, Morro do Pronto e Itoupaba, onde o recolhimento é feito a cada 15 dias.

Araranguá recolhe 92,40% dos resíduos sólidos

Satisfeito com o resultado do trabalho, Luiz Geraldo afirma que o objetivo do setor de coleta é qualificar ainda mais o serviço. “Pesquisa realizada neste ano pela Unesc revelou que em nosso município recolhemos 92,40% dos resíduos sólidos urbanos, outros 7,40% são queimados e 0,20% fica depositado a céu aberto. Ou seja, os números são interessantes, mas estamos intensificando ações para melhorá-los. Com apoio dos trabalhadores do setor, da Secretaria de Obras, da Prefeitura e dos moradores acredito que isso seja perfeitamente possível”, ressaltou.

Destino final do lixo

Feita a coleta, o lixo do município é encaminhado para a empresa Preservale Gerenciamento de Resíduos Sólidos CE, que venceu a licitação e assumiu a responsabilidade de cuidar do destino final dos resíduos. Com sede no bairro Santa Catarina, a empresa ocupa uma área com mais de 20 hectares, dispondo de estrutura formada por escritório e recepção, pátio de manobras, estacionamento, balança, usina de reciclagem, depósito, almoxarifado, refeitório e vestiário.

Conforme a Preservale, aproximadamente 50% de todo o lixo que chega à Central de Triagem, é transformado em adubo orgânico, depois de passar pelo processo de compostagem. Outros 30% são reciclados e geram renda para os catadores e apenas 20% é rejeito que acaba sendo enterrado.