Projetos de sustentabilidade fazem sucesso no CEI Madre Regina
Araranguá é um dos 15 municípios de Santa Catarina que participa do Programa Cidades Sustentáveis. Em consequência disso, várias ações são desenvolvidas pelo Poder Público Municipal. Exemplo é o projeto horta suspensa, que está em fase de implantação no Centro de Educação Infantil (CEI) Madre Regina, cuja sede fica localizada na Rua Deputado Afonso Ghizzo, Centro.
No educandário, que atende 97 crianças de zero a cinco anos, os professores ensinam desde cedo a importância de consumir, cultivar e valorizar produtos naturais. “Através do projeto horta suspensa, as crianças aprendem na prática a importância e os benefícios de uma vida saudável. Isto inclui o consumo de alimentos naturais, sem agrotóxicos”, destaca a coordenadora do CEI Madre Regina, Ângela da Silva Maciel.
Horta auto sustentável
Entusiasta e realizadora do projeto, a professora Regina Destro da Silva, esbanjava alegria na quinta-feira, dia 28, quando orientava os 20 alunos da turma do Jardim 02, que atende crianças com quatro anos de idade. “Estamos ensinando na prática como funciona o projeto. Esta iniciativa começou no início do ano, quando os próprios alunos trouxeram de casa garrafas pet. Depois, estas garrafas foram recortadas e dividas em duas partes. O funil recebeu a implantação de terra e ficou acoplado sobre a base. Hoje está ocorrendo o plantio de flores e de mudas de produtos como alface, beterraba, cebolinha e salsa”, explicou.
De acordo com ela, as crianças serão orientadas e ajudarão a preservar o cultivo regando e cuidando das plantinhas, que mais tarde serão consumidas pela própria classe escolar.
Outra idealizadora do projeto, a professora Naubia Gomes Soares Fonseca salienta que a proposta teve excelente aceitação por parte das crianças. “Esta ação possibilita a valorização tanto da sustentabilidade, quanto da correta alimentação. Desde cedo os pequeninos aprendem a valorizar o alimento natural. Nos dias atuais, quando a expansão urbana é uma realidade, cada vez fica mais diminuído nas residências o espaço da horta. Através deste projeto horta suspensa fica comprovado que com criatividade e boa vontade, é possível plantar e colher produtos naturais em espaços reduzidos”, afirmou.
Sabão com óleo de cozinha usado
Engana-se quem imagina que as ações de sustentabilidade desenvolvidas no CEI Madre Regina cessarão neste projeto. Animados com os bons resultados, professores e coordenação já planejam iniciar a coleta de óleo saturado e caixinhas de leite para demonstrar às crianças como é feito o sabão caseiro. “Além de saber como funciona este processo, a intenção é presentear cada uma das 197 crianças que frequentam nosso educandário com uma barra de sabão no fim do ano, durante a formatura”, revela a diretora do CEI Madre Regina, Ângela da Silva Maciel. Ele ressalta que os projetos de sustentabilidade tem respaldo da Prefeitura de Araranguá e da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo dados da UFSC, para cada litro de óleo descartado incorretamente, 10 mil litros de água são contaminados. Ou seja, o descarte correto do óleo usado ajuda a preservar o meio ambiente e ainda gera economia, constituindo-se, portanto, num bom exemplo para esta e para as futuras gerações.