Dia Nacional de Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo acontece em 29 de setembro. Esse dia é importante para salientar e conscientizar à população sobre uso do tabaco e suas consequências. Somente no Brasil, morrem 200 mil pessoas anualmente vítimas do vício.
Com intuito de melhorar a qualidade de vida dos fumantes, a equipe formada por um médico, uma psicóloga e uma enfermeira, conta com 34 participantes que recebem tratamento de três meses (12 encontros semanais). Esse tratamento inclui medicamentos e adesivos que auxiliam o paciente a largar o vício. “Os fumantes precisam entender que não estão sozinhos e se conscientizar que existe uma equipe disposta a ajudá-los a largar o cigarro. É um tratamento que exige começo, meio e fim sendo um processo gradual, atuando como suporte para ajudar o dependente a deixar o vício”, afirmou a subsecretária de Políticas Públicas Sobre Drogas e psicóloga do programa, Priscilla Laurindo Pessi.
Segundo Pessi, após ter concluído o tratamento, a pessoa apenas poderá se considerar um ex-fumante depois um ano. Qualquer pessoa independente da faixa etária e que seja fumante, poderá procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside ou Unidade Central de Saúde Bom Pastor para participar do grupo.
O grupo anti-tabagismo, que antes acontecia somente na Unidade Central de Saúde Bom Pastor, foi descentralizado e, juntamente com a equipe, foi oferecido, nesse momento, as seguintes comunidades: Coloninha I e II, Polícia Rodoviária e Mato Alto/Lagoão. Durante a semana, a Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, juntamente com a psicóloga Débora Pilenghy Pereira, distribuíram panfletos nas escolas para a conscientização e sensibilização de crianças e adolescentes.