Subsecretaria de Cultura e Subsecretaria de Turismo retratam a tradição açoriana

Os imigrantes açorianos incutiram na cultura brasileira, mais particularmente em Araranguá, sua cultura rica e variada, e através dos séculos, continua gerando bons frutos, influenciando fortemente o cenário cultural do município. A Subsecretaria de Cultura e a Subsecretaria de Turismo ajudam a preservar estes valores históricos e culturais, incentivando uma série de atividades.

Em Araranguá, a antiga tradição da cantoria açoriana é representada por entidades como o Grupo de Cantores Menino Jesus de Praga, do bairro Lagoão. Nesse domingo pela manhã, dia 31, o grupo apresentou-se para a turma de alunos do curso de formação de condutores culturais locais, que é desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – Campus de Araranguá. Orientada pelo professor e historiador Alexandre Pereira, a turma cumpre uma carga horária de 200 horas/aula e a “saída a campo” é uma das atividades previstas na grade curricular. Visitas semelhantes foram feitas em outros municípios do Extremo Sul Catarinense.

Nesse domingo, os estudantes acompanharam as cantorias, visitaram o Museu Municipal de Araranguá, onde está sendo preparada a exposição sobre a história da farinha de mandioca (produto utilizado para preparar vários pratos da cultura açoriana) e conheceram sua importância na economia municipal. No primeiro piso da sede onde estão instaladas a Subsecretaria de Cultura e a Subsecretaria de Turismo, os visitantes degustaram alimentos como beiju, tapioca, cuscuz, amendoim e biscoitos feitos a base de polvilho.

Unindo gerações

Incentivador e um dos líderes do Grupo de Cantores do Menino Jesus de Praga, do bairro Lagoão, o subsecretário municipal de Cultura e de Turismo, Jair Anastácio disse que o movimento iniciou há aproximadamente duas décadas. “Esse grupo é integrado por pessoas de diferentes gerações, que tem como fator em comum a paixão pela cultura açoriana e o desejo de manter viva esta tradição histórica. Anualmente, entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro, quando ocorre a comemoração do nascimento de Jesus, fizemos apresentações preservando a cultura do Terno de Reis”, observou.

Jair destaca que o grupo cultiva a tradição açoriana através da cantoria (letra e música), as vestimentas das personagens, a autenticidade (originalidade), coreografia e evolução, e animação.

Participando do Grupo de Cantores Menino Jesus de Praga a cinco anos, a aposentada Santina Becker, de 69 anos, irradia alegria. “É muito bom poder apresentar-se e ensaiar. Ao mesmo tempo em que contribuímos para valorizar nossa cultura, essa atividade faz um bem enorme para minha saúde”, afirma. Ao lado dela, a filha Janete Becker, de 34 anos, que também integra o grupo, é à prova de que a tradição ultrapassa gerações.