PROJETO ARTESANANDO

A Administração Municipal de Araranguá, por meio do Departamento de Cultura e da Secretaria de Assistência Social e Habitação, apresentará no Luau Morro dos Conventos, no dia 14, a partir das 19h, a exibição de dois curtas-metragens. Entre eles, destaca-se o projeto Artesanando, uma iniciativa voltada à preservação e valorização do artesanato em palha das irmãs Souza, do Distrito de Hercílio Luz.

Com essa exibição, o projeto busca difundir essa rica tradição artesanal, promovendo a cultura local e reconhecendo a importância das artesãs na preservação do patrimônio imaterial de Araranguá.

CONHEÇA A HISTÓRIA:

O artesanato está diretamente ligado à história do Distrito de Hercílio Luz e de Araranguá. Em um primeiro momento, era confeccionado como utensílios para servir no cotidiano da comunidade, incluindo chapéus de palha, balaios, esteiras e redes de pesca.

Da mesma forma, o artesanato está presente na história da família Souza há décadas. A atividade iniciou com os chapéus trançados por Dona Lautéria Inácia, que passou o legado para suas filhas, incluindo Reginalda Inácia, e depois para as netas de Dona Lautéria, as artesãs Cantidia, Máxima e Amália, também conhecidas como irmãs Souza.

A partir dos anos 1950, pelas mãos e criatividade das irmãs Souza, o artesanato passou por transformações, e elas revelaram à comunidade uma riqueza de detalhes e variedades na montagem de bonecas, quadros, leques, vassourinhas e peixes, todos confeccionados com a utilização da matéria-prima local, como a tiririca, casca de embira do mato, matinhos do campo, palha de milho, folhas de carvalho, sementes e muitos outros materiais.

Verônica, sobrinha das artesãs, ministrou um curso em Ilhas para algumas participantes do clube de mães. Este dia tão importante foi o ponto de partida, pois os ensinamentos de hoje serão multiplicados na continuidade do projeto.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO