Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araranguá, localizada na Avenida 7 de Setembro, 209, Cidade Alta, CEP 88901-038, desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional e cultural da cidade. Suas principais responsabilidades incluem a organização e coordenação das atividades educacionais, a implementação de planos e programas que visam melhorar a qualidade do ensino infantil e fundamental, e a valorização da cultura local.
A secretaria assegura a eficácia do processo de ensino-aprendizagem por meio da melhoria das infraestruturas escolares, disponibilização de recursos didáticos e formação contínua de professores. Além disso, promove a inclusão e acessibilidade, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.
A secretaria é composta por 653 servidores dedicados a realizar um trabalho de excelência, responsabilidade e compromisso com a população araranguaense. Além disso, é responsável pela organização das atividades culturais do município, desenvolvendo eventos e projetos que promovem conhecimento e lazer para nossos munícipes.
A Sra. Mariluce Rodrigues da Silva Bilck, como de Secretária Municipal de Educação e Cultura, lidera a gestão da secretaria com o apoio dos Diretores de Cultura, Ensino Pedagógico, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Comprometida em atender às necessidades educacionais e culturais da comunidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araranguá se destaca pelo seu trabalho dedicado e eficiente.
Atualmente, a secretaria atende aproximadamente 6.100 alunos, desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental, oferecendo uma ampla gama de serviços educacionais, incluindo a Escola Municipal de Formação de Professores, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) para alunos com necessidades especiais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O município conta com 44 unidades de ensino, distribuídas da seguinte forma: 14 Centros de Educação Infantil Municipais, 12 Centros de Educação Infantil Conveniadas, 01 Escola Municipal, 04 Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental, 04 Escolas Básicas, 06 Pré-escolares e 02 Escolas Municipais de Ensino Integral: EMEI Almerindo Manoel da Luz e EMEI Normélio José Emídio.
A Secretaria tem como principal objetivo garantir uma educação de qualidade, que reconheça e respeite integralmente cada criança em todas as suas dimensões: física, emocional, cognitiva, histórica e sociocultural. Para isso, busca proporcionar um ambiente de aprendizagem onde os estudantes sintam-se valorizados e estimulados a alcançar todo o seu potencial.
Além disso, a Secretaria está empenhada em oferecer uma infraestrutura escolar segura e adequada, garantindo que todos os alunos tenham acesso a ambientes propícios ao ensino-aprendizagem. Para o bem-estar dos estudantes, são oferecidos serviços como uma alimentação de qualidade, contribuindo para sua saúde e desenvolvimento. Desde 2022 a Secretaria fornece kits de material escolar e uniformes de alta qualidade, visando proporcionar igualdade de oportunidades e criar um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
Por meio dessas medidas abrangentes, a Secretaria não apenas busca a excelência acadêmica, mas também se compromete com o desenvolvimento integral de cada aluno, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e competência.
Telefone para contato (telefone fixo e WhatsApp: 48 3903-1800

Confira as unidades escolares do município: