UPA 24H IMPLANTARÁ O NOVO PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizou o protocolo de classificação de risco. Agora, o protocolo passa a ser chamado de ”Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco – PCACR”.

Desta forma, a Secretaria de Saúde de Araranguá comunica que o novo protocolo será implantado na UPA 24h nesta quinta-feira, dia 16, conforme podemos observar na imagem.

Este protocolo, é um instrumento qualificado, com fundamentação científica atualizada, destinado a melhorar a organização das portas de entrada dos serviços de urgência e emergência.

Composto por fluxogramas clínicos, cirúrgicos, odontológicos, pediátricos, psiquiátricos e obstétricos, serve como excelente ferramenta de apoio ao enfermeiro da classificação de risco e ao médico da emergência, contribuindo para o acesso qualificado do paciente na porta de urgência ou emergência e no atendimento por ordem de gravidade.

O objetivo é instrumentalizar o profissional classificador das emergências hospitalares e UPAs, para avaliar e estratificar os pacientes. Confira:

  • Classificar os pacientes, nos serviços de Emergências Hospitalares e UPAs, por meio dos fluxogramas e seus respectivos descritores, perante as queixas por eles apresentadas;
  • Garantir ao paciente com maior grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial risco de morte, um melhor acesso aos serviços de urgência/emergência;
  • Proporcionar um atendimento rápido, efetivo e humanizado em consonância com a Política Nacional de Humanização.

Fonte: Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO