IFSC em Araranguá comemora 10 anos com solenidade.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está comemorando dez anos de atuação em Araranguá. Uma solenidade marcada para esta quinta-feira (05), às 15h, no auditório do Campus, dará continuidade às comemorações, com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e autoridades da região A data oficial de criação do Câmpus Araranguá é 25 de março. Naquele dia, em 2008, era publicada no Diário Oficial da União a portaria de criação do câmpus, ainda com o nome de Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

A fundação do Câmpus Araranguá é anterior, portanto, aos próprios Institutos Federais, criados em 29 de dezembro do mesmo ano, quando foi publicada a lei que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por essa razão, a direção do Câmpus Araranguá planeja uma série de atividades para marcar os dez anos do Câmpus e da Rede Federal em 2018.

Na semana passada, foram realizadas atividades internas com estudantes e servidores. Nesta quinta, será realizada a solenidade para a qual foram convidados diretores de instituições de ensino e autoridades da região. Estrutura O IFSC Câmpus Araranguá possui uma área construída de 7,6 mil metros quadrados. São 28 laboratórios e nove salas de aula, além de um ginásio coberto, quadra de vôlei de areia e um campo de futebol “society” ainda em construção. Atuam no câmpus 73 docentes e 47 técnico-administrativos, além de 20 colaboradores terceirizados. São oferecidos cinco cursos técnicos – Eletromecânica (concomitante e integrado), Vestuário (integrado),

Produção de Moda (concomitante) e Têxtil (concomitante) – e dois cursos de graduação – Licenciatura em Física e Design de Moda, além de uma pós-graduação em Edução Científica e Tecnológica e uma série de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Diretora-geral do Câmpus Araranguá, Mirtes Lia Barbosa ressalta a relação da instituição com a própria expansão dos Institutos Federais, instalados em cidades do interior para contribuírem com o desenvolvimento socioeconômico das regiões. “Neste período, tivemos muitos ganhos como instituição, pela forma como a expansão foi tratada e pelas políticas que permitiram a interiorização dos Institutos Federais.

O Câmpus Araranguá representa isso. Representa o quanto os Institutos Federais podem fazer em termos de desenvolvimento das potencialidades das regiões. Nosso câmpus veio para potencializar o desenvolvimento nas áreas de confecção, moda, eletromecânica, oferecendo qualificação profissional e desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão nestas áreas, atuando no desenvolvimento regional”, afirma Mirtes. Evento A comemoração de 10 anos do IFSC Câmpus Araranguá acontece na próxima quinta-feira, 5 de abril, às 15h, no Auditório do IFSC, na Av. XV de Novembro, 61, no bairro Cidade Alta.

Fonte Jornal Enfoque Popular.