TREM EM RESTAURAÇÃO

Neste mês de novembro, o andamento da restauração da locomotiva Santa Fé Classe 2-10-2, nº 209-0M, fabricada na Alemanha pela marca Henschel em 1937, e de seu tender, atingiu 24,5%, o que corresponde à remoção de ferrugem e à limpeza de resíduos de carvão e barro acumulados durante os anos de operação pela Ferrovia Tereza Cristina.

Algumas peças foram retiradas para recuperação e restauração separadamente, para serem posteriormente recolocadas nos respectivos maciços da locomotiva e do tender. A equipe do Departamento de Cultura acredita que o processo de restauração será concluído antes do prazo previsto, com a colaboração da empresa JEW Comércio e Serviços de Carrocerias, responsável pelos trabalhos.

O objetivo é restaurar a antiga estação de trem da Barranca e posicionar a locomotiva ali, como forma de relembrar a época em que Araranguá era servida por uma linha férrea. Este investimento visa não apenas a preservação histórica, mas também o fomento ao turismo e à cultura local, além do resgate do legado ferroviário do município.

O espaço será dedicado à história e ao patrimônio ferroviário, um aspecto que, até então, não havia recebido a devida atenção. Este projeto faz parte de um dos principais objetivos da administração municipal: estabelecer um diálogo entre a comunidade e seu patrimônio histórico e cultural.

Você se lembra de alguma história ou lembrança sobre o antigo trem que circulava em nossa cidade?

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO