ÚLTIMA AUDIÊNCIA DO PROJETO CÂMARA NA COMUNIDADE 2021

A última audiência do projeto Câmara na Comunidade, promovida pela Câmara de Vereadores de Araranguá, aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 15, no bairro Cidade Alta.  

 

A audiência foi presidida pelo vereador Diego Pires e executada pela anfitriã, a vereadora Lena Périco. Mais uma vez, o prefeito Cesar Cesa esteve presente, acompanhado do Vice-Prefeito Cristiano da Silva Costa (Tano) e também dos Secretários Rony da Silva, Mariluce Bilck, João Inácio Barbosa e do Superintendente da FAMA, Maurecí Rodrigues.

 

Compareceram também, o líder do governo da câmara, José Carlos da Rosa (Neno Fontoura), além dos vereadores Zico, Luiz da Farmácia, Samuka, Paulinho e Nelson Soares, Douglas Michels, Jair Anastácio e o Presidente da Associação de Moradores, Aloísio Bertoncini.

 

Em seu uso da palavra, a vereadora Lena destacou o trabalho da secretária de educação e enalteceu a administração do Prefeito Cesar Cesa e de todos os secretários. Destacou que a educação em Araranguá entrará em uma nova fase, e ainda fez questão de lembrar da estagnação que ficou a educação do município nos últimos anos. “Nós temos 10 anos por recuperar a educação”, lamentou a vereadora.

 

O presidente da Associação do Bairro, Aloísio Bertoncini, solicitou um estudo quanto a proibição de estacionamento de caminhões no entorno da Praça Cesário Cibien, além do monitoramento de câmeras. A revitalização do canteiro relógio do sol e a pavimentação das vias marginais e do antigo traçado da BR-101, também entraram na pauta.

 

Quebra molas e pavimentação no lado oeste do bairro, na localidade conhecida como São Luiz, próximo ao antigo hospital Dr. Ângelo, restauração e cercamento do parquinho, e a reavaliação do fechamento da creche da Cidade Alta. Finalizando as reivindicações, com uma apresentação em vídeo de imagens das ruas do bairro.

 

Entre a comunidade, a senhora Marciele Borba leu um texto falando da representação do cidadão e contestou quanto ao fechamento do CEI Cidade Alta e solicitou a ampliação do CEI.

 

A Secretária de Educação Mariluce, pediu o uso da palavra e falou das mudanças que terá a educação municipal, que precisamos desconstruir alguns conceitos. Que todas as mudanças da educação, foram planejadas, estudadas e feitas com muita responsabilidade. Frisou também, a qualidade das demais CEIs do município e destacou o planejamento para uma futura implantação de um Núcleo, para atendimento de alunos com necessidades especiais.

 

O vice-prefeito Tano, lembrou que durante o seu mandato ainda como vereador, discordava da gestão da qual fazia parte, pois questionava quanto aos baixos investimentos em educação e saúde na administração passada.

 

“Hoje aqui, nós fizemos e temos gestão e não brincamos de fazer educação.  Precisamos preparar e melhorar nossos alunos e para isso, além de grandes investimentos, às vezes precisamos mudar, para conseguir melhorar. Não podemos ter mais geladeiras amarradas com arame, como herdamos em algumas de nossas escolas”, salienta Tano.

 

Já o prefeito Cesar Cesa, em tom de desabafo com alguns pais que protestavam no local,  falou dos investimentos em educação que somente este ano, já ultrapassou R$ 6 milhões e os tantos outros que estão por vir. Explicou ainda, os reais motivos que levam a administração a decidir quanto ao fechamento de alguns Centros de Educação Infantil, que não comportam mais receber alunos. Sobretudo ainda, com salas multisseriadas, o que prejudica a qualidade de ensino dos alunos.

 

“Investimos muito para equipar nossas escolas e alunos. Seja com tênis, mochilas e dos mais de 5.600 kits de uniformes, até geladeiras, camas, máquinas de lavar, mesas digitais, tablets, laboratório de ciência, Clube aluno  e livros. E seguiremos investindo, destaca o prefeito.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO