DIA MUNDIAL SEM TABACO

O Dia Mundial Sem Tabaco, é celebrado no dia 31 de maio. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico.

 

Este ano, o tema é ”Não se deixe enganar pela novidades. Dispositivos eletrônicos para fumar também matam”. A campanha aborda os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs). São sistemas que aquecem um líquido para criar aerossóis que são inalados pelo usuário. Funcionam usando uma bateria e possuem diferentes formatos e mecanismos.

 

Os cigarros eletrônicos possuem “e-líquidos” que, em sua maioria, contêm aditivos com sabores, inúmeras substâncias tóxicas, e nicotina que é a droga que causa dependência. Dispositivos eletrônicos para fumar, como o cigarro eletrônico, contêm substâncias tóxicas que causam câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.  

 

Conforme Viviane Steckert, enfermeira responsável pelo Programa de Controle do Tabagismo de Araranguá, o programa funciona desde 2007, e conta com ações educativas. ”O programa oferece apoio aos fumantes que desejam parar de fumar e não conseguem sozinhos. Também trabalhamos com o atendimento em grupos terapêuticos, com acompanhamento multiprofissional”, destaca Viviane.

 

Lembramos, que nenhum dispositivo eletrônico para fumar é seguro. Para mais informações, ir nas Unidades de Saúde ou Bom Pastor.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO