PROGRAMAÇÃO DO ANO LETIVO – AS MELHORES PRÁTICAS PARA UM AUTISTA
A Secretaria de Educação de Araranguá iniciou na última semana a programação do ano letivo de 2023, com a realização de encontros pedagógicos com professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e funcionários de serviços gerais, que acontecerão até esta quarta-feira, dia 8.
Na manhã desta terça-feira, dia 7, o encontro abordou o tema: ”As melhores práticas para um autista”, destinado aos professores, pais e alunos, onde abrangeu a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos da sociabilidade, a interação com o meio onde vivem e a importância da inclusão.
A palestra teve a participação de Arlete Petry, que fez um relato acerca da rotina de superação do seu filho, Marcos Petry, de 30 anos, que possui TEA (Transtorno do Espectro Autista). No encontro, ela abordou o tema: ”Do nascimento à descoberta e estimulação do autista”.
Em seguida, foi a vez do Marcos palestrar, onde em seu depoimento relatou que o autista não pode estar distante da sociedade, pois é parte do quebra-cabeça. Ao final, ele e sua mãe participaram de uma roda de perguntas onde esclareceram dúvidas a respeito deste tema tão importante.
A TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, que afeta a linguagem nos processos de comunicação, processos de interação e o comportamento social.
A palestra contou com a presença da Secretária de Educação, Mariluce Bilck e do prestígio da Segunda-Dama, Dirlene Oliveira.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO