QUEM DÁ NOME À SUA RUA? CONHEÇA PADRE ANTÔNIO LUIZ DIAS
Para a edição desta semana do ”Quem dá nome à sua rua?”, vamos conhecer a origem do nome da Avenida Padre Antônio Luiz Dias.
Antônio Luiz Dias nasceu no dia 10 de fevereiro de 1883, em Vila del Rei, Portugal. Filho de Joaquim Luiz Dias e de Maria Joaquina Dias, foi ordenado padre em 1912, chegando ao Brasil no mesmo ano. Após sua passagem pela paróquia de Braço do Norte, estabeleceu-se em Araranguá em em 6 de abril de 1914, assumindo a paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde permaneceu até 1940, quando foi transferido para cidades do norte do estado, falecendo em 1949 em Camboriú, local de seu sepultamento.
Para se ter uma ideia, era tão grande a área de sua atuação quando aqui chegou, que a paróquia, na época, correspondia ao espaço desde a Lagoa dos Esteves até Roça da Estância, atual Praia Grande. Diante de suas necessidades de deslocamento, a solução era cavalgar e para isto contava com três animais sempre preparados para percorrer toda a vasta região paroquial.
Padre Antônio tornou-se notável pela prontidão e zelo com que costumava atender aos seus paroquianos, tendo por isso fundado muitas capelas em toda a área. Mas além de exercer as suas funções pastorais, tinha presença ativa na vida da cidade em diversos setores. Na política, foi conselheiro municipal entre 1932 e 1936, sendo presidente do Conselho (atual Câmara de Vereadores) entre 1934 e 1936.
Com espírito empreendedor e tendo viajado por tantos lugares, com experiência internacional, foi grande incentivador e um dos pioneiros, junto a José Firmino Leitão, também português, na implantação da energia elétrica em Araranguá. Já na área da educação, foi nomeado 1932 pelo governo para atuar como chefe escolar nas escolas espalhadas pelo município.
Por sua importante atuação junto às pessoas carentes e sem assistência médica, conseguia apoio junto ao município para fornecer medicamentos necessários aos indigentes e pobres.
Em sua homenagem, o nosso município batizou com o seu nome a Avenida Padre Antônio Luiz Dias. E aí? Gostou de saber a história do nome da sua rua?
Esta é uma parceria dos Departamentos de Comunicação e Cultura.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO