INAUGURAÇÃO DO PARQUE BELINZONI

A Administração Municipal de Araranguá, realizou nesta quarta-feira, dia 3, uma sequência de inaugurações de obras importantes para o município. E uma delas, foi o Parque Belinzoni, um verdadeiro cartão postal de rara beleza, que mede aproximadamente 120 mil metros quadrados cujo principal destaque são a exuberante beleza e harmonia que unem a fauna e a flora.

A área está localizada no entorno do parque e estará aberta ao público diariamente das 7h às 17h. São 2km de trilha, que receberam pontos para hidratação, placas indicativas, assentos, preparação do solo, implantação de lixeiras ecológicas e rota planejada. Outra atração são as pinturas temáticas dos muros do entorno, nas quais foram feitas por Alex Cardoso dos Santos, que destacou os animais e plantas nativas. O valor total da revitalização, foi em torno de R$ 30.000,00.

Curiosidades: Quem dá nome ao parque?

Walter Belinzoni veio para Araranguá na década de 1940, acompanhado pelo seu pai, o industriário e comerciante Carlos, que há alguns anos já negociava farinha de mandioca na região.

Após o casamento com a noiva Maria José Barbosa, portuguesa radicada em Porto Alegre, Walter se estabeleceu definitivamente em Araranguá, tornando-se um dos mais bem-sucedidos empresários da cidade.

Com a necessidade de estruturar os seus negócios, a família adquiriu a área onde estava instalada a fecularia e o açude. O pequeno lago, que estava tomado por juncos e galhadas, recebeu, então, uma limpeza completa, obra em grande parte comandada por Maria.

Plenamente integrado à vida social local, Walter interessou-se também pela política, sendo eleito prefeito municipal para o mandato de 1951 a 1956 e vereador entre 1959 a 1963.

Atualmente, o açude Belinzoni é o principal manancial urbano de abastecimento de água da cidade e a grande área de mata que emoldura o lago, constitui-se num magnífico parque ecológico e uma reserva ambiental para o usufruto da comunidade.

A rua que homenageia Walter Belinzoni estende-se desde a beira-rio até o açude, ligando os dois antigos polos industriais da família.

A inauguração contou com a presença do Prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, do Vice, Cristiano Costa, do Diretor Geral do SAMAE, Jairo do Canto, do Superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Maureci Rodrigues, secretários municipais, autoridades, vereadores, comunidade e imprensa.