Governador Raimundo Colombo anuncia investimentos na região

O Teatro Célia Belizária de Souza ficou lotado na tarde desta terça-feira, 8. O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira comandaram o evento “Pacto por SC: Prestando Contas”. O objetivo desta ação é demonstrar as obras previstas do Pacto por Santa Catarina realizadas de janeiro de 2011 até o momento. Na ocasião, anunciaram investimentos para a região.

O prefeito Sandro Maciel agradeceu a visita. “Araranguá tem aproximadamente 63 mil habitantes, 133 anos de emancipação política, um povo hospitaleiro e trabalhador. Mas fizemos parte da região mais pobre do Estado de Santa Catarina. A presença do governador e do vice nos alegra e nos enche de expectativas. Ainda que nossa cidade se situe entre as cidades médias do nosso estado, está geograficamente bem situada entre duas importantes capitais, entre a serra e o mar, não possui arrecadação compatível e proporcional a sua população e as demandas. Precisamos recorrer a generosidade dos poderes estadual e federal para cobrir os déficits no atendimento as demandas básicas, por isso, estas presenças nos enchem de esperança”, afirmou.

O prefeito aproveitou a ocasião para fazer alguns pedidos. “Somos sede de uma microrregião pujante, sendo a principal cidade, com forte organização social e empresarial, polo educacional e ainda não possuímos o nosso Centro de Eventos, pleito que já o fizemos pessoalmente. Com o desvio da BR101, nosso município, balneários e municípios vizinhos, como o Balneário Arroio do Silva, ficam  sem acesso a BR101, por isso estamos lutando pelo que chamamos de “Acesso Sul”. Em uma luta conjunta com o município de Maracajá, pedimos a pavimentação da rodovia que liga a BR 101 ao Balneário de Ilhas, um viés turístico e de desenvolvimento regional. Fomos presenteados pela presidenta Dilma com o curso de medicina na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, para 2016. Nossa tarefa é antecipar esta data, queremos a parceria para que inicie em 2014”.

Maciel ainda destacou as bandeiras regionais com o pedido de atenção ao governador. “Nos solidarizamos com as lutas regionais como o asfaltamento da rodovia Jacinto Machado – Praia Grande, a Interpraias, melhores condições ao Hospital Regional e aos demais hospitais dos municípios da AMESC, acesso pavimentado ao Instituto Federal de Santa Rosa do Sul, melhores condições para nossas escolas, ginásios e consolidação do roteiro turístico Caminho dos Canions. Pedimos vossa sensível colaboração”.

Investimentos na região

O governador Raimundo Colombo destacou em seu discurso que a burocracia é o que influencia na falta de resultados e atrasos em obras. Ele anunciou R$ 2 milhões, por meio de convênios, para atender os municípios de Araranguá, Morro Grande, Sombrio, Passo de Torres, Balneário Gaivota, Maracajá, Ermo, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Turvo, Timbé do Sul, Meleiro e Praia Grande. Outros R$ 7,2 milhões vão possibilitar a realização de obras de ampliação e revitalização do Hospital Regional de Araranguá.