Caminhada reúne aproximadamente 500 pessoas

O mês de outubro segue cheio de programações. Com o objetivo de alertar sobre o combate e a prevenção do câncer de mama e colo de útero, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 7, uma caminhada e o abraço a Praça Hercílio Luz.

Aproximadamente 500 pessoas engajadas na causa participaram da ação, realizada pelo governo do município, através da Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura e Secretaria de Assistência Social e Habitação. A saída da comitiva foi na Rota do Sol (Cidade Alta), percorrendo a Avenida Sete de Setembro até a Praça Hercílio Luz. No local, todos deram as mãos e simbolizaram um abraço ao redor da Praça. Entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa de Apoio a Pessoas Com  Câncer Maria Tereza e Rede Feminina de Combate ao Câncer participaram do evento.

O prefeito, Sandro Maciel considera estas ações relacionadas ao Outubro Rosa de suma importância. “Na verdade inovamos neste aspecto. Havia comemoração todos os anos, mas as manifestações eram muito tímidas. Este ano envolvemos mais recursos, no sentido de ter atividades durante o mês todo. Estabelecemos parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, secretarias, entidades, e movimentamos a cidade. Pretendemos até o dia 31 ter várias atividades”.

A secretária de Saúde, Maria Aparecida Costa, lembra que a motivação da caminhada foi ressaltar a responsabilidade, o compromisso no combate e prevenção ao câncer. “Nós precisamos despertar a preocupação sobre prevenção. Sempre que descoberto de forma precoce podem ser salvas muitas vidas”, ressalta.

Dentro da programação do Outubro Rosa, estão mutirões de preventivos. “Todas as unidades de saúde terão aos sábados estes mutirões. No dia 19, sábado de manhã, será na Unidade Central do Bom Pastor o mutirão de mamografia e também no dia 26. A demanda será livre, não precisará agendamento”, explica.

Confira a programação do Outubro Rosa

Dia 16 – Culto Ecumênico às 19h, na Praça Hercílio Luz.

Dia 19 – das 8h às 12h, mutirão de mamografia na Unidade Central Bom Pastor.

Dia 20 – às 15h, Tarde Cor de Rosa, no Clube Grêmio Fronteira, sob a coordenação da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ingressos: R$ 20 reais.

Dia 26 – mutirão de mamografia na Unidade de Saúde Bom Pastor, das 8h às 12h. Das 8h às 12h e das 13h às 17h, mutirão preventivo nas 15 Unidades de Saúde do município.

Dia 29 – às 15h, será ministrada a palestra “Saúde Preventiva para Mulheres”, com profissionais da Rede Municipal de Saúde, no Grêmio Fronteira às 15h.

Dia 31, exposição de fotos das atividades desenvolvidas no Outubro Rosa Araranguá.