Importantes obras são anunciadas na 9ª edição do Fala Araranguá

A 9ª edição do programa Fala Araranguá contemplou os bairros Sanga da Areia, Santa Catarina, Araras, Campinho e Santa Rita. O ponto alto da reunião, realizada na quinta-feira, 3, foi o anúncio do prefeito Sandro Roberto Maciel de obras importantes.

A primeira foi a assinatura da autorização para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), iniciar o processo licitatório para a execução da rede de distribuição de água para as localidades de Santa Catarina, Loteamento Araras e Sanga da Areia. Obra no valor de R$ 447.220,00 (recursos próprios do Samae). O prazo de execução é de 120 dias.

A segunda novidade foi na área da saúde. O prefeito anunciou a construção da nova unidade em Sanga da Areia, para o primeiro semestre de 2014, no valor de R$ 408 mil reais, com recursos do Governo Federal e contrapartida do município.

A terceira é através de verbas do Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios). “Este fundo do Governo do Estado, junto ao Governo Federal para repassar aos municípios. Pelas nossas contas, teremos mais de dois milhões se ganharmos para Araranguá. Terça-feira, o governador Raimundo Colombo estará na Cidade das Avenidas. Ficou definido que caso ele confirme este repasse, o dinheiro será aplicado na Estrada Geral do bairro Santa Catarina, em direção à praia iniciando o acesso sul ao Balneário Arroio do Silva. O governador autorizando, 80% deste valor será para esta obra”, explica o prefeito.

Grande público participa do Fala Araranguá

Depois da grande movimentação durante o dia no Centro Comunitário do bairro Sanga da Areia, o público surpreendeu na reunião para escolha dos delegados. Foram 169 participantes. Campinho e Santa Rita elegeram dois delegados, Santa Catarina três e Sanga da Areia sete.

O vice-prefeito, Rodrigo Turatti, ressaltou a importância a alegria com a quantidade de público presente. “Ficamos muito contentes em ver tantas pessoas participando. É importante a escolha dos delegados para elencar a prioridade das comunidades”, explicou.

O vereador Aquiles Ghellere (Kila), representando o presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha), afirmou que o programa é inédito na região. “Uma ação onde o governo vem ouvir os anseios da comunidade, resolve de imediato as pequenas melhorias e tenta solucionar as prioridades escolhidas é muito importante. A Câmara de Vereadores apoia esta ação”.

Ações desenvolvidas no Fala Araranguá

Após as lideranças comunitárias expressarem as reivindicações foi apresentado um resumo das ações do dia. A Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas realizou enquete com 40 pessoas sobre o que o município poderá fazer para o seu bairro na prevenção às drogas. O Samae atendeu 16 solicitações de análise de água de ponteira. O Instituto Mix realizou cortes de cabelo, designer de sobrancelhas, estética facial e demais serviços. A Secretaria de Saúde fez 10 exames de PSA (próstata), 41 de glicose e 10 de pressão arterial. No setor de iluminação pública foram trocadas seis lâmpadas de 250 watts; 37, de 70 watts; seis reatores de 250 watts; 27 de 70 watts; 24 foto relê; troca de quatro bases, três braços e oito luminárias, totalizando 71 serviços. O Procon realizou quatro atendimentos e o setor de Finanças, nove.

Na Secretaria de Interior e Secretaria de Obras, foram atendidas 107 famílias com 575 horas de trator. A espalhadeira de esterco trabalhou 55 horas, contemplando 15 famílias. 22 sacas de milho foram plantadas, contemplando 14 famílias. Doze famílias foram atendidas com o trabalho de ensiladeira. A colheitadeira de milho trabalhou em 20 hectares, atendendo nove famílias. A escavadeira hidráulica trabalhou 84 horas, a retro escavadeira 72 horas. No setor veterinário agronômico foram 40 atendimentos. Foram britados e compactados 600 metros na estrada geral da Escola da Sanga da Areia; colocados 300 metros de seixo rolado na comunidade de Santa Catarina; patrolados 25 quilômetros e roçados 25 quilômetros de beiras de estradas rurais. Trocados 12 metros de tubos, capinados 1.500 metros de estradas; capinados  e pintados três mil metros no meios-fios. Foram roçados seis mil metros em frente às casas e colocado seixo rolado em propriedades rurais.