Assinatura da Lei que institui árvore e animal símbolos da cidade são destaques na 2ª Semana do Meio Ambiente
Sustentabilidade é a palavra de ordem do momento. Cada vez mais, a importância da preservação do meio ambiente é assunto destaque. O Governo do Município de Araranguá está engajado em tornar a Cidade das Avenidas um exemplo neste aspecto.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
A 2ª Semana do Meio Ambiente foi marcada por diversas ações. O Governo do Município, através da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) organizou uma programação diversificada para marcar a data. Além da campanha do agasalho, alunos visitaram Balneário Morro dos Conventos, o Jardim Botânico Gercino Pascoali e aprenderam mais sobre a fauna e flora.
Na tarde desta quarta-feira, 11, várias escolas do município se apresentaram no Jardim Alcebíades Seara. Além disso, exposições, entrega de mudas, apresentação da Banda Pratabum marcaram o dia.
Preservação nas escolas
A Escola Básica Municipal João Matias fez uma exposição de trabalhos com materiais recicláveis, coleta de óleo e lixo reciclável. A professora Shirlei F. Teixeira explicou que este foi um projeto interdisciplinar, realizado com os alunos da escola. “Os alunos do 5º ano estão fazendo panfletagem aqui sobre a importância de não jogar óleo no ralo da pia, nem na natureza. Estão colocando em prática o que aprenderam em sala de aula, o que é muito importante. Os pais também estão participando, levando óleo para escola, que será transformado em sabão”, relatou.
As alunas Thays Machado e Maria Eduarda Gonçalves, de 10 anos, já sabem a importância da preservação e fazem questão de falar sobre o assunto.“Aprendemos sobre reciclagem e a importância da natureza”, lembrou Maria Eduarda. A colega, Thays Machado complementou, contando que em casa, explicou aos pais sobre a necessidade de coletar o óleo de cozinha, dando a ele destino certo, como por exemplo, reutilizá-lo para fazer sabão em barras.
Planta e animal símbolos da cidade
Na cerimônia da 2ª Semana do Meio Ambiente, o superintendente da FAMA, Paulo Simon, agradeceu o apoio do Governo do Município, Câmara de Vereadores, Polícia Ambiental e SAMAE. “Esta semana é muito valorosa para nós que temos o compromisso de passar as crianças a importância da preservação.
O prefeito, Sandro Maciel também ressaltou a importância de conscientizar as crianças. “É através delas que vamos construir uma cidade cada vez melhor”.
Na ocasião, o prefeito sancionou a Lei que institui o Ipê Amarelo e o Boto como símbolos do município. A escolha foi feita através de votação nas escolas de Araranguá. “Estas serão nossas referências de fauna e flora”, destacou Maciel.
Cinco Ipês Amarelos foram plantados ao redor do Jardim, pelo prefeito e demais autoridades. Durante o momento, o músico educador Lony Rosa, se apresentou com um coral infantil composto por 150 vozes de alunos da rede Municipal de ensino.
A programação continuou durante a tarde com diversas apresentações.