Moradores aprovam investimento na UBS de Sanga da Toca

A aposentada Nilda Alexandre Pires aprovou a ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sanga da Toca. “Fui a primeira cidadã a receber atendimento, então posso dizer que inaugurei às obras de ampliação deste prédio”, afirma.

Ao lado do esposo, Valter Baur Pires, ela esbanjou bom humor: “Desloquei-me até aqui para buscar medicamentos contra gripe e fiquei surpresa com a nova estrutura. Como também fui a primeira paciente a receber atendimento antes da inauguração da ampliação, jamais esquecerei deste dia”, confessou. O companheiro dela, Valter compartilhou da alegria dizendo que dia 12 era a data dos namorados e dia do início da Copa do Mundo no Brasil, fatores que combinados com as obras da UBS devem ser comemorados pela comunidade. “As coisas estão melhorando a cada dia, por isso ficamos contentes”, observou.

Esta foi a décima das 40 obras que devem ser inauguradas pelo Governo do Município em 2014. Outro morador de Sanga da Toca que prestigiou a solenidade de inauguração da UBS foi Luiz Paulo Maciel Barbosa, popular Lila. “Considero excelente a nova estrutura física. Aqui o atendimento dos profissionais já era bom, então, com certeza a ampliação contribuirá para qualificar ainda mais a saúde pública”, destacou. Morador da comunidade há mais de 22 anos, Lila fez um pronunciamento oficial durante o ato de inauguração.

NOVOS INVESTIMENTOS NA SAÚDE

Durante a solenidade, o espaço da UBS ficou pequeno para acolher tantos visitantes, muitos deles moradores da própria localidade que fizeram questão de conhecer a ampliação do ambiente. A secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Costa (Cida), elogiou o trabalho feito por sua equipe de apoio. Já o prefeito Sandro Maciel destacou que o governo municipal trata a saúde como prioridade. “Até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2016 a intenção é ampliar a estrutura deste setor. Em consequência disso, todas as UBS deverão possuir auditório, recepção mais humanizada e sanitários com acessibilidade adequada para Portadores de Necessidades Especiais”, anunciou.

PROGRAMA DE QUALIDADE

Hoje, a Unidade Básica de Saúde de Sanga da Toca possui nove profissionais, incluindo quatro agentes comunitárias de Saúde, uma auxiliar de serviços gerais, enfermeira, dentista, técnica de enfermagem e médica. A unidade trabalha em sintonia com as normas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ),método do Ministério da Saúde que permite conste avaliação dos profissionais do setor, sempre visando aperfeiçoar a qualidade no atendimento.

Só no mês de maio foram realizados no local 358 atendimentos médicos, 512 atendimentos de enfermagem, 36 atendimentos de dentista; além de 879 visitas domiciliares e 276 procedimentos contínuos. A UBS faz atendimento entre segunda e sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.