Água de qualidade garante mais qualidade de vida para moradores da Itoupaba
A Prefeitura de Araranguá estará promovendo nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 19h30, a 19ª solenidade para inauguração de obra pública. Desta vez será beneficiada a comunidade de Itoupaba, no interior do município. A localidade receberá a implantação do sistema de água tratada fornecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
Até dezembro deste ano, o Governo Municipal planeja entregar para a população nada menos do que 40 obras públicas. “Esta ação é inédita em Araranguá. Estamos atendendo o anseio de diferentes comunidades construindo benfeitorias sugeridas pelos próprios moradores. A intenção é realmente inverter prioridades e contribuir para melhorar a qualidade de vida da maioria das pessoas”, observa o prefeito Sandro Maciel.
Na rede de água da Itoupaba estão sendo implantados 21 mil metros de tubulação subterrânea. A benfeitoria é realizada com recursos próprios do Samae. Em 2014 já receberam rede de água tratada comunidades como Santa Rosa de Lima, Volta Curta, Sanga do Marco, Polícia Rodoviária, Loteamento Araras (Bairro Santa Catarina), Vila Rica, Campo Verde e Canjiquinha. “Sem dúvida, essa obra vai garantir melhor qualidade de vida para muitas famílias. A situação era alarmante. Vejam o exemplo da escola. Há anos a água de ponteira Escola Isolada Municipal de Itoupaba estava contaminada oferecendo sérios riscos para a saúde dos estudantes e professores. Para evitar infecções ou contágios, a prefeitura tinha que providenciar e transportar água mineral em bombonas até o local”, disse o prefeito Sandro Maciel.
Saiba mais
Em 2010, três amostras de água obtidas pelo Samae na comunidade de Itoupaba geraram preocupação. As mesmas foram realizadas na escola municipal da comunidade. Uma obtida direto da ponteira, revelou a existência da quantidade de ferro encontrada de 0,72mg/L, outra, depois do filtro resultou em índices de 1,98mg/L, e a última, direto da caixa de água, apresentou contaminação equivalente a 0,51mg/L.
Elementos químicos como Al (alumínio), Fe (ferro), Mn (manganês) Ni (nitrato), Pb (chumbo), Mercúrio e outros, que ingerido-os em patamares acima do permitido, provocam alterações do sistema imunológico, abrindo caminho para certas enfermidades, muitas das quais, consideradas degenerativas, como o câncer, diabetes, etc.