Educação de Araranguá faz lançamento de nova proposta curricular
O Governo do Município de Araranguá está investindo fortemente na educação, tanto em área física, quando na parte pedagógica. Na noite de quarta-feira, 20, foi realizado o lançamento da nova proposta curricular da Cidade das Avenidas. O objetivo do documento é proporcionar avanços na direção da formação dos alunos e movimentar positivamente os índices educacionais.
A Secretaria de Educação, juntamente com os educadores da rede, construiu de maneira coletiva e participativa o documento. Foram feitos estudos, debates, encontros por área de atuação e encontros de grupos para estudo de assuntos específicos. Além disso, um Conselho Especial, com representação de todas as modalidades, aprovou o texto final.
De acordo com a secretária de Educação, Rosângela Casagrande, os estudos e debates contaram com a mediação de professores especialistas. “Este é um movimento que caminha na perspectiva da melhoria da qualidade no ensino para os alunos da rede educacional de Araranguá”, afirmou.
Educação em foco
A diretora pedagógica, Terezinha Santos da Rosa, explicou que os professores da rede possuíam um documento de 2002, contendo as orientações curriculares para a educação. “Com as várias mudanças ocorridas em todas as áreas, eram necessárias adaptações. A maior delas, foi o ensino fundamental, que passou de oito para nove anos. Parece simples, mas gerou muitos questionamentos sobre o que ensinar em cada ano da escolaridade”.
Ainda segundo a diretora pedagógica, havia necessidade de mudança. “Não só de um documento, mas de debates, estudos, discussões, troca de saberes que pudessem desvendar a realidade social, analisando o contexto no qual as crianças estão inseridas. Este foi um movimento rico, que gerou experiências e aprendizagens significativas”, comemorou.
Participação de todos
O texto pré-elaborado foi enviado para as Unidades Escolares e Centros de Educação Infantis, que puderam conhecer o documento e propor modificações. Em seguida, o Conselho Especial aprovou o texto final. “Parabenizo a todos que em esforço conjunto, contribuíram para a formação deste documento que representa comprometimento, qualidade e competência dos profissionais da rede Municipal de ensino”, salientou a secretária de Educação, Rosângela Casagrande.
A secretária de Educação, expressou que entregar esta nova proposta curricular significa reconhecer a importância da escola enquanto instituição. “Ao definirmos nossos planos de ação, priorizamos os aspectos pedagógicos, a fim de garantir que escolas sejam ambientes capazes de promover aprendizagem, possibilitando mais qualidade de vida aos alunos e educadores,apostamos na qualidade da educação. Acreditamos na continuidade deste trabalho”.
O prefeito, Sandro Maciel relatou este é um grande avanço. “Já fui professor, na rede municipal de ensino tenho ex professores, colegas e alunos. Lecionei, participei de conselhos de classe e também discuti uma proposta curricular na época. A educação se modifica com muita dinamicidade, a proposta tem suas carências, mas traz diretrizes importantes, como a educação inclusiva, o que nem existia na época. Houve um grande avanço e estou lisonjeado em estar fazendo parte deste momento”, ressaltou.
Esta é uma importante etapa para a área da educação, mas outras já estão em discussão, análise e estudos. Todo esse processo visa qualificar e valorizar os sujeitos envolvidos na dinâmica de ensinar e aprender.