Ações de inclusão qualificam ainda mais a Educação Infantil do Município
A diretora de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino, Elisa Margarete Vieira, destaca que a educação das crianças de zero a cinco anos ultrapassa os limites geográficos das salas de aula. “A Prefeitura de Araranguá, através da Secretaria de Educação, implantou uma filosofia educacional que estimula a troca de idéias, o desenvolvimento do trabalho em equipe e o senso criativo. Diversas ações são realizadas visando auxiliar às crianças nessa evolução”, observou.
Hoje, o Departamento de Educação Infantil do Município atende aproximadamente 2,6 mil crianças. Entre os trabalhos de educação multidisciplinar que estação em execução, Elisa Margarete menciona o desfile temático que está sendo preparado para o Dia 7 de Setembro, onde o destaque será a colonização açoriana ocorrida em Araranguá; a Primavera Cultural, além da produção da decoração para embelezar o Calçadão da Avenida Getúlio Vargas no Natal Verão 2014.
Creches o ano todo
Na Educação Infantil do Município, o trabalho não para. Além do trabalho pedagógico e das ações multidisciplinares, já estamos planejando o funcionamento das unidades durante o período de férias, que vai de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. “Neste período, muitos educandários permanecerão de portas abertas para atender as crianças cujos pais ou responsáveis precisam continuar trabalhando e não tem onde e com quem deixar os filhos e crianças”, ressaltou Elisa.
Conforme a diretora de Educação Infantil, as férias escolares são importantes para as crianças se divertirem, permanecer mais tempo com a família e recarregarem as energias, mas por outro lado, existem situações onde os centros de educação infantil tem que continuar oferecendo atendimento. “Cada caso é avaliado de uma maneira diferente. Existe uma boa relação entre pais e rede de ensino, por isso, o bom senso e a conscientização prevalecem. Foi assim em 2013 e neste ano, com certeza não será diferente”, ponderou.
Formando e educando
Já a secretária Municipal de Educação, Rosângela Casagrande, comemora os bons resultados proporcionados pelo projeto multidisciplinar. “O setor educacional requer constante aperfeiçoamento, seja na qualificação dos docentes, nos investimentos que a prefeitura tem realizado na área estrutural e no desenvolvimento de ações práticas. Estamos nos dedicando de forma planejada a fim de que nossas crianças recebam uma educação abrangente, que possibilita a formação de bons e competentes cidadãos”, disse.