Esporte, a bola da vez
Investir fortemente no incentivo a prática esportiva sempre foi um dos principais projetos do Governo do Município, por isso desde o dia 1º de janeiro de 2013 são desenvolvidas várias ações paralelas. “Consideramos o esporte uma importante ferramenta para o complemento da educação, para o desenvolvimento dos cidadãos, para a manutenção da saúde e também para o lazer de milhares de famílias”, destaca o prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel.
Entre os trabalhos realizados na área do esporte municipal, Sandro Maciel menciona a transformação do Departamento Municipal em Subsecretaria de Esportes e, num futuro próximo, anuncia que vai ocorrer a implantação da Fundação Municipal de Esportes (FME), o que segundo ele, deve garantir maior autonomia ao setor.
Além disso, o prefeito comemorou a reconquista da hegemonia nos Jogos Escolares da Região Vale do Araranguá (Jerva). “Nosso município sempre teve tradição e foi vitorioso neste evento, só que em 2011 e 2012 havíamos sido superados por Sombrio. Foi preciso trabalhar muito para que em 2013 pudéssemos recuperar o título regional. Reorganizamos as escolinhas esportivas, onde professores de Educação Física contratados pelo município orientam treinamento em horário alternativo ao escolar. Enfim, a equipe da Subsecretaria de Esportes, liderada pelo Luciano Pires está realizando um excelente trabalho”, comentou.
Ele também ressaltou o sucesso das competições esportivas de verão, que tanto em Ilhas como em Morro dos Conventos ofereceu oportunidade para a prática de ginástica, futebol, vôlei, paraquedismo, vôo livre, entre outras.
Outro exemplo de evolução no setor esportivo do município citado por Sandro Maciel foi a volta de boa presença do público nos estádios durante o Campeonato Municipal, que nessa temporada consagrou Bom Jesus (campeão da Série B) e o Santa Cruz (campeão na categoria sub-20 e titulares). “Foi bonito assistir o colorido das torcidas, a boa organização e o excelente índice disciplinar das equipes. O futebol motivou as comunidades. Novos talentos foram revelados”, elogiou.
Catarinense de ciclismo
Sandro Maciel também celebrou o sucesso da 10ª etapa do Campeonato Catarinense de Ciclismo, que aconteceu em Araranguá nesse sábado e domingo, dias 30 e 31 de agosto. “Esta modalidade tem inúmeros adeptos em nosso município. Neste fim de semana fomos à capital estadual do ciclismo. Além de movimentar a economia local, este evento foi importante para divulgar Araranguá em Santa Catarina”.
Equipe de futebol do município
Ao avaliar o bom momento do esporte municipal, o prefeito Sandro Maciel ressaltou que o executivo incentivou a formação de uma equipe de futebol para representar Araranguá em competições de nível regional. “Participamos de várias reuniões e com apoio de várias entidades e esportistas ajudamos a viabilizar a presença do Araranguá Esporte Clube no Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm).
Esta competição será disputada na primeira fase por cinco equipes: Araranguá, Próspera, São Luiz, Turvo e Universo. Eles jogarão em turno único, classificando-se os quatro primeiros para as semifinais. O campeão da segunda divisão disputará a primeira divisão em 2015. A primeira rodada será disputada dia 6 de setembro, sábado, com os jogos: Turvo x Araranguá e Próspera x São Luiz, folgando o Universo.
Elogiando investimentos no esporte
Esportista, o prefeito é presença constante nos eventos deste tipo. No sábado, dia 23, ele esteve acompanhando a inauguração do Clube Boleiros Beer, na Rodovia Ara-227, acesso ao Morro dos Conventos, atrás da Associação Dimasa. O prefeito elogiou a estrutura do local. Quadras sintéticas, sistema de iluminação com seis torres de luz em cada campo, vestiários, quiosques com fogão à lenha, pub e salão para pequenos eventos integram o mais novo complexo esportivo da cidade. “Tanto o poder público municipal, quanto entidades e empresários têm investido na criação e implantação de espaços propícios para o lazer e esporte. Isto é positivo para Araranguá”, observou. Sandro também destacou o exemplo do IFSC – Campus de Araranguá, que anunciou a construção de um ginásio poliesportivo no local. Segundo ele, essa instituição é parceira da comunidade numa série de ações e agora está expandindo essa integração também no esporte.
Araranguá terá uma Arena Poliesportiva, que abrigará campo de futebol, pista de atletismo, quadras poliesportivas, vestiários, sanitários, cabines de imprensa, arquibancadas cobertas, quadra de tênis, sala de tênis de mesa (ping-pong), secretarias e espaço para fisioterapia, ginástica e para abrigar a sede da Fundação Municipal de Esportes (FME). Mais de 3,4 milhões serão investidos na construção da Arena Poliesportiva Municipal. Deste montante, R$ 3,1 mi são provenientes de uma emenda do deputado federal Jorge Boeira, enquanto o município assume a responsabilidade pela contrapartida de mais R$ 280 mil reais.
“O governo municipal está trabalhando intensamente neste projeto. Este é uma antiga reivindicação da comunidade”, afirmou o prefeito Sandro Maciel.
A arena comportará 3.500 pessoas, com a possibilidade de aumento desta capacidade. Serão mais de 1.700 metros de construção. O complexo esportivo será construído na Avenida 15 de novembro, entre o Residencial Flor do Campo e a Unidade Básica de Saúde do Mato Alto. O prazo de conclusão será de dois anos, a partir do início dos trabalhos.
Ao finalizar, o prefeito de Araranguá convidou a população para acompanhar a abertura e os jogos válidos pelo Campeonato Municipal de Futsal – Taça Queveks. “Serão 29 equipes participando desta competição, que vai mobilizar mais de 500 esportistas entre atletas, dirigentes e integrantes das comissões técnicas. Além da categoria masculino adulto e da categoria livre feminino, também haverá disputa das categorias de base, que incluem sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17”, salientou.
A rodada de abertura será disputada em 04 de setembro, à noite, com quatro jogos.