Escola João Matias celebra duas décadas de ensino em Araranguá

A Escola Municipal de Educação Básica João Matias, localizada no bairro Coloninha, celebra nesta terça-feira, 24 de março, 20 anos de atividades
De acordo com a diretora da escola Maria Aparecida da Silva Cesa, a programação festiva para o dia de hoje prevê, atividades letivas até 10h30, logo após apresentações dos alunos, teatro. Na parte da tarde as aulas irão até as 15h30min e após apresentação dos alunos. A Biblioteca da Escola está promovendo uma exposição com fotos que contam a história do educandário nos últimos 20 anos.

Escola Aberta

O governo municipal através da secretaria de Educação implantou março de 2014 o programa Escola Aberta, na Escola de Educação Básica João Matias, no bairro Coloninha. O programa incentiva a abertura da escola nos finais de semana e também no período noturno, para estreitar os laços entre a entidade e comunidade, a fim de ajudar no desenvolvimento das crianças das classes menos favorecidas. São oferecidas atividades educativas, culturais e esportivas.

Mais educação
A unidade de ensino está trabalhando com o programa “Mais Educação”, do Governo Federal e conta com nove oficinas em turnos diferentes, entre elas estão dança, capoeira, futebol, atletismo, handebol, voleibol, xadrez, orientação de estudos, leitura e a rádio escola, onde os alunos apresentarão leituras e interpretação de textos. Ao todo, 119 alunos participam das oficinas. Para as crianças que precisam ficar durante todo o dia na escola, é disponibilizado almoço. Por dia, aproximadamente 100 alunos participam das atividades, sendo que cada discente só poder fazer no máximo três oficinas simultâneas. As atividades esportivas, como futebol e atletismo são realizadas no campo da escola, que foi construído com uma parceria entre o governo do município e a comunidade. O governo do município contribuiu com a parte de obras, maquinário e material, os pais e moradores da região cuidaram da organização, construção e plantação de árvores.