Jornada Pedagógica chega às escolas municipais

 

 

 

Depois de passar pelos 15 Centros de Educação Infantil, CEIs, da Rede Municipal de Ensino, a Jornada Pedagógica inicia roteiro pelas escolas municipais de Araranguá. Neste dia 30 de junho a Escola Básica Municipal Nova Divinéia, recebe a visita da equipe do Departamento Pedagógico do Município de Araranguá, sob o comando da diretora Terezinha dos Santos da Rosa.

Durante toda a manhã estarão motivando os funcionários para ampliarem seus projetos, preparando os alunos para o IDEB e melhorando ainda mais o processo de ensino-aprendizagem

Parada nos CEIs foi produtiva

Na última semana, a equipe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do Governo de Araranguá, passou pelos 15 CEIs da Rede Municipal de Educação do Município, levando um vídeo de Mario Sergio Cortella sobre o livro: “Qual é tua obra?”.

A partir daí abriu-se uma discussão para a valorização do trabalho pedagógico, a prática como uma obra a ser aprimorada a cada dia, a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Foram debatidos pontos positivos e negativos a serem melhorados, assim como a postura do professor frente aos novos desafios educacionais, o Plano Municipal de Educação, suas metas e ações; como os CEIs podem conduzir as crianças para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional através da linguagem, brincadeiras, interações e atividades.

Segundo a pedagoga Naira Ferraz: “Foi muito importante e produtivo para o nosso aprendizado e para a vida útil do CEI Pequenos Notáveis e fez com que repensássemos nossas práticas e o nosso fazer pedagógico, para o sucesso do nosso aluno”, avalia.

Para que as mudanças aconteçam efetivamente, os professores estão partindo de estudo e reflexão. Os CEIs farão reuniões com os pais nas unidades para discutir também o papel dos pais na educação dos filhos, na formação de valores, personalidade e como colaborar com a escola. Tendo como objetivo principal a cooperação de todos os sujeitos na ampliação do processo de aprendizagem.