Conferências Municipais do Idoso e Assistência Social movimentam Araranguá

A última semana do mês de julho será movimentada em Araranguá, com a realização das Conferências Municipais do Idoso, na terça-feira, 28, e da Assistência Social, na quinta-feira, 30 de julho.

Os dois eventos são realizados pelo Governo do Município, através do Conselho Municipal do Idoso e Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Terça-feira, dia 28 – 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa terá como tema: O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”.

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Araranguá, Soraia Deolindo, a conferência é aberta as entidades ligadas a pessoa idosa e será realizada na terça-feira, 28 de julho, no Clube Amizade. A programação terá início às 13h com o credenciamento; leitura e aprovação do regimento interno, abertura oficial, palestra com a Assistente Social Mirellla Rocha, debates seguido de intervalo e apresentação das propostas para a Conferência Regional no dia 29 de julho e escolha dos delegados.

Eixos Temáticos da Conferência do Idoso:

1-    Gestão: Programas, Projetos e Ações;

2-    Financiamento;

3-    Participação

4-    Sistema de Garantia de Direitos Humanos.

Dia 30 – Quinta-feira – 10ª Conferência de Assistência Social

Com o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, o Governo do Município, através do Conselho de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social, realizam, na quinta-feira, 30 de julho, com início às 9h no Clube Amizade, a 10ª Conferência de Assistência Social de Araranguá. A programação constará de abertura oficial pelas autoridades, apresentação cultural, seguido de aprovação do regimento interno e palestra com  a Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela UFSC e Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Mirella Rocha; intervalo para almoço e na parte da tarde apresentação cultural e debates em grupo, com plenária e eleição dos delegados para a Conferência Estadual, que acontecerá no dia 30 de outubro.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Araranguá – COMAS, Ana Calegari, os Eixos Temáticos da 10ª Conferência do SUAS são:

1-    SUAS – Direito à dignidade humana. Igualdade e Justiça Social;

2-    Importância da nossa participação no SUAS;

3-    Responsabilidade do Governo para organizar o SUAS;

4-    Trabalho e Trabalhadores do SUAS;

5-    Assistência Social é nosso direito.