Ciclistas dão show de competitividade

Durante o fim de semana, sábado e domingo, 29 e 30, a atenção dos amantes do ciclismo catarinense estava voltada para Araranguá, sede das 11ª e 12ª etapas do Ranking Catarinense de Estrada. A Taça leva pela segunda vez o nome do maior araranguaense na modalidade, o multicampeão Abílio Pedro Pereira. “É uma homenagem muito importante para mim. Só tenho a agradecer por mais esta lembrança”, disse o homenageado que, aos 71 anos, relembra com carinho os tempos de glória no ciclismo. “Na minha época não tinha pra ninguém. Era diferente do que é hoje, mas fui um grande campeão”, expõe.

No total, 130 ciclistas, de várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, competiram nos dois dias. No sábado, a etapa Contra Relógio individual, a largada e a chegada foi em frente ao Restaurante Recanto, na rodovia ARA 227, saída para Morro dos Conventos. As categorias infanto-juvenil, veteranos, feminino, master C e juvenil, deram uma volta de 13 quilômetros, enquanto as categorias master B, master A, sub 30, junior e elite, deram duas voltas totalizando 26 quilômetros.No infanto-junvenil, o campeão foi Alan Labatut, da equipe Bike Point Criciúma; dos veteranos Darmes Labatut; entre a mulheres, a campeã foi Leticia Alana Goede, da equipe Brucicle/Latina Têxtil/FME Brusque. Já na categoria máster C, Edson Tiemann, também de Brusque foi o primeiro; e juvenil Luiz Cosntantini. Na categoria máster B, o campeão foi Jamir Dallagnol, de Vacaria-RS; no máster A, Ciro Damiani; sub-30, Lucas Machado; Junior, Federico Gonzalez; e o campeão da elite foi Felipe Dos Passos, de Brusque.

No domingo pela manhã, a largada e chegada foi na avenida 15 de Novembro, defronte ao IFSC. A etapa Circuito envolveu as categorias infanto-juvenil, juvenil, feminino, master C e veteranos. Já na Mountain Bike, participaram ciclistas amadores de 15 a 18 anos, de 19 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, e 50 ou mais. E na etapa Estrada, as categorias Junior, S30, master A, master B e elite. O resultado completo destas etapas pode ser conferido no site da federação: www.ciclismosc.com.br

O subsecretário municipal de Esportes, Luciano Pires, espera que a competição catarinense se torne um marco esportivo em Araranguá. “O nível dos atletas foi surpreendente. Gostaria de agradecer a Federação de Ciclismo, os acadêmicos do curso de Educação Física da FVA, e todos que ajudaram a organizar este evento, assim como a PM, PRF, PRE e todos os atletas que participaram desta festa. Esperamos que a Taça Abílio Pedro Pereira vire tradição em nossa cidade”, destacou. O prefeito Sandro Maciel acompanhou a competição, juntamente com a equipe da subsecretaria de Esportes do município.