Renovação é de 80% no Conselho Tutelar

 

 

 

Os araranguaenses compareceram em grande número às urnas nesse domingo, dia 4. A eleição unificada do Conselho Tutelar, ocorrida na maioria dos municípios brasileiros, contou com a participação de 4268 votantes em Araranguá, divididos em dez urnas, fixadas em salas de aula do Colégio Murialdo. O voto era facultativo. A apuração iniciou logo após o fechamento das urnas, às 17 horas, e encerrou por volta das 23 horas. Dos 15 candidatos, cinco foram eleitos e os demais ficaram na suplência para o mandato de quatro anos, com início para janeiro de 2016.

A mais votada foi a candidata Vânia Rejane Soares Elias, com 617 votos, sendo a única reeleita. “Ser conselheira tutelar é uma tarefa árdua e a votação que recebi demonstra o reconhecimento por este trabalho e farei o melhor possível durante o novo mandato. Quero também agradecer aos familiares e amigos que muito contribuíram para este momento”, declara Rejane.  Além de já atuar no conselho, ela ajudou a coordenar o coral das crianças EBM Otavio Anastácio, foi catequista e agente comunitária de saúde durante 10 anos. Os outros quatro conselheiros eleitos assumirão a função pela primeira vez, o que representa uma renovação de 80% entre os titulares do conselho.

O segundo mais votado foi Emerson Flávio da Rocha, com 508 votos. Para alcançar a votação, o candidato também contou com o apoio da família e amigos. “Não esperava que tivesse uma votação tão alta. Minha família e amigos me ajudaram muito durante o processo de eleição e contávamos que poderia ficar entre o quarto ou quinto colocado. Espero cumprir a cartilha do Conselho Tutelar e a minha experiência com crianças vai me ajudar durante este mandato”, relata ao destacar que já trabalhou com adolescentes na área da música e foi presidente de associação de moradores, e da Associação Bom pra Bicho.

A terceira colocada na eleição foi Tatiani Schimitti Vieira, com 387 votos, em seguida, Alysson Bitencourt, teve 371 votos, e quinta vaga ficou com Tamara Ferreira Da Silva, com 347 votos. A partir do 6º mais votado, todos os outros candidatos são considerados suplentes. Para o presidenteO presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcos Tramontin Serafim, integrante da Comissão Eleitoral, a eleição transcorreu normalmente em Araranguá. “O pleito ocorreu conforme havíamos planejado. Foi um processo democrático tranquilo e superou nossas expectativas pelo número de votantes”, diz o presidente.

 

O prefeito Sandro Maciel reforçou o compromisso da administração na reforma da nova sede do Conselho e desejou sucesso aos eleitos. “O conselheiro tutelar é muito importante para nosso município e sabemos que é preciso dar melhores condições de trabalho a eles. Estamos reformando a sede do Conselho Tutelar e quando os eleitos assumirem já estarão em um local com a estrutura adequada para exercerem suas funções”, afirma o prefeito. O pleito desse domingo contou ainda com a fiscalização da Promotoria da Infância e da Juventude, pela promotora Danielle Diamante.

 

 

Confira a votação de cada candidato

 

Nome do Candidato

Número de votos

 

Situação

VÂNIA REJANE SOARES ELIAS

617

Eleita

EMERSON FLÁVIO DA ROCHA

508

Eleito

TATIANI SCHIMITTI VIEIRA

387

Eleita

ALYSSON BITENCOURT

371

Eleito

TAMARA FERREIRA DA SILVA

347

Eleita

ANTÔNIO ROBERTO LEANDRO

304

Suplente

CRISTIANE KUNHASKY ABATTI

279

Suplente

RAFAEL SHAULYN DE FREITAS

276

Suplente

GERTRUDES SERUI DE M. MACHADO

240

Suplente

EDNA BORGES ANTONELLO

191

Suplente

JOSY CIPRIANO IGNÁCIO

181

Suplente

GEISIANE DE CARVALHO ALBINO

170

Suplente

SÔNIA MARIA ALVES SADZINSKI

115

Suplente

ELIANE APARECIDA DA S. KRÜGER

97

Suplente

ROSANA GOMES

95

Suplente

                                     Brancos e nulos: 90 votos         Total geral de votantes: 4268