CIDADANIA Responsável pela Ouvidoria Municipal participa de Encontro no TCE/SC Florianópolis/Araranguá.

Durante o Encontro Nacional/Região Sul do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, na sede do TCE/SC, em Florianópolis, ocorreu o lançamento da Cartilha das Ouvidorias Públicas, pelo vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro ouvidor do TCE/RS, Cezar Miola. Participaram da programação, aproximadamente 190 pessoas entre gestores públicos, professores e estudantes universitários e demais interessados em temas relacionados ao controle e à administração pública.

O responsável pela Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Araranguá, Luís Henrique Ramos, representou a cidade no evento, aproveitando para ampliar conhecimentos e trocar idéias. “O saldo desta atividade foi altamente positivo. Na sexta-feira, tive oportunidade de esclarecer dúvidas e ouvir ensinamentos de especialistas no setor, como o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Salomão Ribas Junior”, destacou. Luiz Henrique foi o único participante do Vale do Araranguá no encontro.

Ao abordar a “Participação do Cidadão no Controle Externo”, Ribas Jr. destacou a relevância das experiências relatadas durante o evento, em relação às demandas direcionadas aos canais de Ouvidoria e Corregedoria dos Tribunais de Contas. “Me anima perceber que não estamos tão à margem da confiança popular quanto à possibilidade de servirmos como instrumento de fiscalização e controle”, disse. Ele lembrou que as instituições públicas, em especial as que atuam no controle externo, devem estar cada vez mais atentas à voz popular para cumprir sua missão com eficiência e celeridade. “Precisamos mostrar o que fazemos de forma adequada”, reiterou.
Outros temas abordados durante o evento foram “Estratégias no Tratamento de Demandas Visando a Eficiência e Eficácia da Ouvidoria” e “Ferramentas do Controle Social”.
(João Carlos Silva – JPSC 02012 – Jornal HORA DO VALE)