Araranguaenses são os primeiros na Meia Maratona

Tudo estava pronto para o início da primeira Meia Maratona de Araranguá, desde a madrugada deste domingo. Toda a estrutura foi montada na Praça Hercílio Luz, durante a semana, com largadas na Avenida Coronel João Fernandes. Mas o forte vento – no clarear do dia – simplesmente bagunçou toda a marcação e roteiro da prova. Foram placas derrubadas, cones indicadores foram arremessados à distância, além da queda de placas dispostas ao longo do percurso. Logo que acalmou a ventania, várias equipes da organizção trabalhavam para colocar tudo em ordem, para o início da competição.

Depois de tudo pronto os corredores foram convidados para o aquecimento coletivo na Praça Hercílio Luz. Aquecidos, a primeira largada contou com os inscritos na prova dos 21 quilômetros, dos 10 e dos 5 qulômetros. A Maratoninha Kids foi realizada às 11h com a garotada correndo 100 e duzentos metros. A prova contou com três roteiros de rua e os kids correram na quadra da largada principal. No total foram 1.200 corredores na prova.

Nos cinco quilômetros o primeiro na linha de chegada foi Paulo Lucas Dorneles. Ele tem 28 anos, corre há três e é morador de Canoas, no Rio Grande do Sul. Já a primeira foi Daiane Furlan, de 28 anos,e há 12 correndo é moradora de Forquilhinha.

Na prova dos 10 quilômetros o primeiro a chegar foi o Criciumense, Santiago Mendonça, de 36 anos. “A prova foi bem organizada com um percurso desafiador com quebras de ritmo”, declarou o corredor. Sidinéia da Rosa, de Criciúma, de 36 anos, há 2 correndo, levou a melhor entre as mulheres.

Na Meia Maratona o primeiro pelotão seguiu firme até os primeiros quilômetros. Já no quilômetro 13, três competidores estavam na frente. Destaque para o corredor de Araranguá, Ricardo Maciel que tomou a ponta e prosseguiu até a linha de chegada. Ele tem 19 anos, é acadêmico do curso de Engenharia da Computação do campus da UFSC Araranguá, corre há quatro anos e também é corredor de provas de 5 e 10 quilômetros. Na ala feminina a campeã da prova foi Carol Conceição, de Araranguá e moradora do Balneário Arroio do Silva. Ela tem 39 anos, corre há 7 e revelou que começou a correr para parar de fumar.

Na entrega da premiação o prefeito Mariano Mazzuco Neto, frisou que eventos como este são importantes. “Mexe com o município e a participação dos jovens e das famílias. É importante e vamos continuar apoiando”, ressaltou. Também na entrega da premiação a Secretária de Assitência Social e Habitação, Alice Aguiar.

“É um incentivo à atividade física e envolvimento das famílias e os atletas de outros lugares que passam a conhecer a nossa cidade”, declarou a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Ariane Almeida.

Para o diretor de Esportes, Marcel Nazário Pedro, “esta foi a primeira prova de rua. Esperamos que aconteça todos os anos”, concluiu.

 

* A classificação de todas as provas está no site: https://www.correbrasil.com.br/meia-maratona-ararangua

 

Assessoria de Imprensa.