PROCON de Araranguá dá dicas na compra do material escolar

A pesquisa pode ajudar com economia de até 60% na diferença de preços

O Procon de Araranguá gerou esta semana um manual com dicas para quem vai às compras neste período de início de ano letivo. Devido as inúmeras ofertas referentes ao material escolar é importante que o consumidor esteja atento aos preços.

Segundo a diretora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Cristiana Rizatki da Silva de Souza, “a diferença de um estabelecimento para o outro pode ultrapassar os 60%”, salientou.

Outras dicas são importantes como estas:

– A lista de material deve conter apenas itens de uso individual de cada aluno.

– Produtos de uso coletivo, como: material de limpeza, copos, papel higiênico, balões e material de uso administrativo, não podem constar na lista.

– Nome da loja, marca de produto ou estabelecimento de venda, também não podem ser exigidos.

– A pesquisa pode gerar economia. Consulte os preços em mais de um estabelecimento, a variação pode passar dos 60%.

– Numa verificação rápida, confira itens que restaram do ano anterior, eles podem ser reaproveitados.

– Livros podem ser adquiridos em lojas de livros usados, com preços menores. A troca com outros alunos, ou através de empréstimos, são válidos e ajudam no orçamento. Muitos estão disponíveis em sites gratuitos para download.

– Evite levar as crianças quando for às compras.

– Sempre exija a nota fiscal. Ela é a garantia do seu produto e comprovação da compra.

– É com lembrar que recibo simples, notas de pedidos, recibo de cartão de crédito ou débito não são válidos.

O bom senso, ao comprar somente o necessário, além da pesquisa de preços são dicas importantes para você economizar na hora das compras”, finaliza Cristiana.

Mais informações no Procon, no primeiro piso da Prefeitura ou no site da Administração Municipal: www.ararangua.sc.gov.br. Fone: (48) 35220945.

Assessoria de Imprensa.