Sucesso a Conferência Municipal de Saúde em Araranguá

Número de participantes e de propostas elencadas superaram as expectativas do CMS

Mais de cento e setenta inscritos, quarenta propostas e três moções de repúdio é o resultado da Convenção Municipal de Saúde (CMS), realizada na última sexta-feira, 22, no Centro Pastoral do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, no centro da cidade.

O evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, tinha como objetivo principal a elaboração de propostas. Setenta participantes elegeram àquelas que agora serão encaminhadas para a fase estadual, depois da elaboração do relatório final. Foram trabalhados três eixos pelos grupos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

Segundo a presidente do CMS, Iane Fransceschet de Souza, representante da UFSC, foi excelente a participação efetiva de usuários, de trabalhadores do SUS e um bom público de prestadores de serviço. “Os trabalhos saíram dentro do planejado e acabamos com um número de propostas maior do que o esperado nos três eixos”, frisou a presidente.

A secretária de Saúde do município, Evelyn Elias, destacou que o evento foi um belo espaço democrático, com uma bela participação e representação de usuários e uma excelente participação da Universidade Federal. “Foi um evento com todos os resultados positivos com propostas de melhorias para o sistema de saúde municipal, estadual e federal. Saíram propostas para os três níveis de saúde e a avaliação é de excelente resultado”, enfatizou a secretária.

Assessoria de Imprensa.