A UFSC na “Terceira Idade”
Idosos aprendem exercícios especiais
O Curso de Fisioterapia da UFSC, campus Araranguá, está com o “Projeto Atividade” da universidade, para pessoas com mais de sessenta anos. Uma vez por semana um grupo de alunos vai até ao salão comunitário da Vila São José. Neste local são realizados os encontros do SCFV(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Este é o segundo semestre de ação do grupo que elaborou uma série de exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos e articulação, para que as idosas também possam fazer algum exercício físico. Outro ponto importante do projeto são as avaliações físicas.
Segundo a acadêmica Amanda Scharmann, da 8ª fase do Curso de Fisioterapia, num primeiro momento o grupo, de aproximadamente vinte idosas, lá em abril, relatava dores nos ombros, diabetes e hipertensão.
Em julho depois da avaliação, “muitas adoraram o projeto e outras relataram que houve diminuição nas dores e melhora geral”, explicou.
A professora Kelly Lima, coordenadora da cadeira de Fisioterapia, lembra que a atividade teve início no Balneário Arroio do Silva, com dois grupos de mães e idosas. “O objetivo é fazer um trabalho em grupo com atividade física preservando elas e proporcionando bem-estar social”, finaliza.
Segundo a coordenadora do SCFV, Rosane Vieira Souza, a Rosaninha, “elas trazem para os nossos idosos um trabalho de qualidade”, resumiu. Quem participa do SCFV pode participar do grupo, sempre as quartas às 16h, no local.
Assessoria de Imprensa.