Município decreta situação de emergência em saúde devido à dengue

Araranguá

A Prefeitura Municipal de Araranguá declarou situação de emergência em saúde pública em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti e pelo aumento no número de casos de infecção pelo vírus da dengue. A medida foi adotada por meio do Decreto n° 11.617/2024, registrado e publicado pelo prefeito César Cesa e pelo secretário de Administração, Rony da Silva, nesta quinta-feira, dia 23.

Conforme números atualizados da Secretaria de Saúde, o Município já contabiliza, apenas neste ano, foram constatadas 18 notificações de suspeita da dengue, 5 casos confirmados importados (contraídos fora do município), 13 casos descartados, 54 focos registrados. Além disso, o controle de combate à dengue possui uma rede com 250 armadilhas instaladas em diversos pontos do município.
Infelizmente, mesmo com as diversas ações que são realizadas, inclusive em conjunto com outros órgãos, a doença não para de avançar em Araranguá, gerando uma grande preocupação para todos. A declaração de emergência em saúde possibilitará mais agilidade em algumas ações de resposta necessárias para tentar frear este aumento exponencial no número de casos. Assim como as demais 294 prefeituras municipais do Estado e o Governo de Santa Catarina, Araranguá está providenciando a implantação do Plano Municipal de Contingência.
A colaboração da população segue, mais do que nunca, sendo fundamental para não deixar água parada e eliminar potenciais criadouros do mosquito. Em caso de sintomas suspeitos para doença, como febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo, a orientação é que o paciente procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A íntegra do Decreto n° n° 11.617/2024, está disponível na Galeria de Arquivos desta notícia.