Moradores do Soares fazem festa para comemorar pavimentação

 

 

 

A inauguração dos 320 metros quadrados de pavimentação com lajotas e implantação de sinalização viária realizada nesse sábado à noite, dia 15, na comunidade de Soares foi uma verdadeira festa da família. Pessoas de diferentes faixas etárias – muitas delas representadas por avós, pais e netos – prestigiaram a solenidade.  

Presente ao ato, o Pe. César Budny, pároco da Paróquia Sagrada Família celebrou orações abençoando a obra e pedindo proteção a todos que por ela transitarem ou trafegarem. Com mãos elevadas ao céu, as mais de 100 pessoas que acompanharam o ato rezaram um Pai Nosso.

Moradora enaltece obra

Foi à trigésima primeira obra pública entregue pela prefeitura de Araranguá, desde o dia 07 de abril, quando ocorreu a implantação do calendário anual de inaugurações.

Emocionada e sem esconder sua alegria, a presidente da Associação de Moradores do Soares, Maria dos Santos Soares, uma das mais atuantes lideranças comunitárias do município destacou a importância da pavimentação para a localidade. “Desde meados dos anos 2000 vínhamos reivindicando essa obra. Todos os anos os moradores renovavam junto à prefeitura essa prioridade. Em certos momentos cansamos, mas jamais desanimamos. Alguns administradores municipais chegaram a comprometer-se em executar a obra, porém isto nunca saiu do papel. O atual prefeito, Sandro Roberto Maciel, entretanto, fez diferente: ele não prometeu, porém viabilizou a conclusão da tão sonhada pavimentação. Por tudo isso, hoje (sábado) é um dia histórico para a comunidade de Soares”, disse.

Recursos próprios

O prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel, por sua vez, elogiou a perseverança da Associação de Moradores e o envolvimento da comunidade na luta pela execução da pavimentação com lajotas, no trecho do principal acesso da localidade, que fica situado entre o centro comunitário e a creche. “Com a benfeitoria concluída, a entrada do Soares está mais segura e bonita, o que facilita a entrada e saída dos moradores gerando melhor qualidade de vida. Esta obra foi feita com recursos próprios (R$ 154.462,19), e muito empenho por parte da prefeitura, que reconheceu sua importância. Desde a assinatura da ordem de serviço até a conclusão dos trabalhos ocorreram alguns contratempos que tiveram que ser superados. Com certeza houve a intervenção de Nossa Senhora do Bom Parto, padroeira da comunidade, para que tudo finalizasse de forma positiva”, ressaltou.

Inversão de prioridades

Sandro Maciel, por outro lado, lembrou que de uma maneira geral o interior de Araranguá não recebia, por parte do poder público municipal à atenção merecida. “Vejam o exemplo de Soares, comunidade que nasceu junto com nossa cidade. Até os dias atuais, esta localidade só recebeu duas obras públicas, o cemitério feito pela prefeitura e a escola, na época edificada pelo Governo do Estado. Ou seja, então hoje (sábado) a administração municipal está realizando, na prática, aquilo que chamamos de inversão de prioridades, que significa levar melhor infraestrutura pública para os moradores de comunidades que antes não eram devidamente atendidas”, explicou.

Vez do interior

De acordo com o prefeito municipal, outros exemplos da chamada inversão de prioridades estão evidenciadas em obras como a instalação da rede de água do Samae para as comunidades do interior, como Itoupaba, Sanga do Marco, Sanga da Areia, Loteamento Araras. Durante o pronunciamento feito na 31ª inauguração do ano, ele também mencionou os exemplos da reforma e ampliação da escola do Campinho e da construção (em fase de finalização) da nova escola na Lagoa do Caverá, comunidades abrangidas pela Paróquia Sagrada Família, cujo pároco é o E. César Budny, que foi responsável pela oratória religiosa da solenidade.

Também estiveram presentes a inauguração, os secretários municipais Valdelir Cesconetto, o Dé (Finanças), Fernando Marcelino (Administração), Albino Rezende de Souza (Obras), Rosângela Casagrande (Educação), vereadores Ozair Banha da Silva (presidente da câmara municipal), Adair Jordão Ronaldo Soares, Geraldo Mendes e Kila Ghellere, além da coordenadora do Programa Fala Araranguá, Iraídes Dal Pont.

Após a solenidade de inauguração os moradores de Soares ofereceram um churrasco de confraternização, que serviu para comemorar a finalização da obra.