Magnífica Reitora da UFSC afirma que curso de Medicina em Araranguá será realidade

A saúde pública é pauta de muitas ideias e estudos. Qualquer cidadão tem opinião para relatar quando o assunto é a saúde na cidade, bairro, estado, país.

Para muitos, o avanço é visível, para outros tantos, o descaso e o desrespeito é ainda mais notável. Muitos administradores públicos, através das secretarias, procuram atender a demanda, sempre crescente, em suas localidades, mas é necessário investimento muito maior, em todas as áreas da saúde para que a população realmente seja atendida em suas necessidades.

A qualificação e a disponibilidade de profissionais, por exemplo, não estão suprindo as necessidades mais primárias em muitas regiões. Em Araranguá, o desejo de alguns segmentos da população contribuiu de forma significativa para que a saúde no município tenha um olhar diferenciado e investimentos promissores, tanto para estudantes que desejam cursar medicina, quanto para a sociedade. O curso de Medicina na UFSC, agora será realidade no município.

Durante a sexta-feira, 7, uma comitiva com autoridades, empresários e imprensa acompanhou a Magnífica Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Dra. Roselane Neckel, em um tour pela Cidade das Avenidas. O objetivo foi demonstrar pontos turísticos, potencialidades e que Araranguá tem capacidade para receber o curso de Medicina. “Visitamos alguns pontos turísticos, mostramos a estrutura do Hospital Regional, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a empresa Alliance One, industrial Pagé, IFSC, para mostrar que temos potencial, que somos uma cidade importante, que temos todas as credenciais para que o curso de Medicina aconteça aqui na Universidade Federal de Santa Catarina”, afirma o prefeito, Sandro Maciel.

Sobre a visita ao Hospital Regional

Para que o curso de Medicina seja instalado em Araranguá, são exigidos estrutura física e profissionais qualificados. Em visita ao Hospital Regional, a Magnífica Reitora afirma que a estrutura do local está muito bem conservada. “O que nos apresentaram foi um relatório do número de médicos e o investimento que será feito pela nova administração que assumiu há uma semana. Uma das perguntas que fiz, foi sobre a possibilidade de estágios e de residência médica. O que o Governo Federal gostaria de saber é o número de leitos disponíveis na cidade, avaliamos não apenas os disponíveis, que são 96, mas também toda estrutura que envolve a microrregião de Araranguá e demais municípios. Acreditamos que temos aqui um grande número de leitos e uma grande necessidade de médicos para a região”.

Ainda de acordo com a reitora, os dados e relatórios serão encaminhados ao Governo Federal para análise. “Acreditamos que numa primeira impressão que temos uma grande condição de caso o Governo Federal entender como um projeto importante a criação do curso de Medicina. Como temos o campus da UFSC aqui, precisamos consolidar a estrutura que já temos nos cursos anteriores. Precisaremos de laboratórios, professores e técnicos administrativos. Se a infraestrutura não for problema, temos uma única negociação a fazer, que é pessoas, o que é muito mais tranquilo do que esperar três anos, no mínimo, para a construção da estrutura de obras de laboratórios. Para que o curso seja implantado em Araranguá e não em outra região, depende da presidenta Dilma, mas também dessa iniciativa que foi tomada pela prefeitura e pela Aciva, essa mobilização em torno desse desejo que é um sonho da comunidade de Araranguá”.

Audiência Pública

O auditório da Ufsc/Unisul ficou lotado, algumas pessoas acompanharam a audiência no hall de entrada. Em sua explanação, a Magnífica Reitora Dra. Roselane Neckel, lembrou que há tempos o curso de Medicina estava sendo solicitado. “Quando o prefeito conversou a primeira vez sobre a implantação do curso, eu pedi um tempo, porque tínhamos problemas para resolver, um passivo histórico grande. Com certeza, foi feito um grande esforço por todos envolvidos na implantação deste campus em Araranguá. No entanto, não se faz tudo de um dia para o outro. Nós temos um passivo, que é o projeto de reestruturação das universidades brasileiras. Outro problema é que as licitações públicas não ocorrem na mesma velocidade das minhas ideias, da minha vontade de realizar. Se tivermos uma estrutura pronta, de 10.000m², poderemos realizar este sonho e é pra isso que estamos lutando”, relata.

Curso de Medicina é aprovado em Araranguá

Na Audiência, Neckel leu um documento que recebeu dia 23 de maio de 2013. “Um comunicado afirmando que o plano de ensino médico fase 2, prevê para o novo curso a ser implantado em Araranguá a oferta de 30 vagas em 2016 e 30 vagas em 2017, mas vamos rever estas datas, se conseguirmos adiantar a estrutura física. A previsão é de contratação de 60 docentes e 30 Técnicos Administrativos”.

No orçamento, de acordo com a reitora, contém sala de aulas, bibliotecas, laboratórios, auditórios, ampliação de moradias, RU, acervo bibliográfico, manutenção e reforma. “O valor estimado é de mais de 70 milhões de reais. Estes documentos foram encaminhados pelo Ministério da Educação e reitoria da UFSC. Isto precisa ser assinado pela Presidenta Dilma, enquanto gestão da Ufsc, fizemos nossa parte. Agora podem me perguntar: teremos medicina em Araranguá? A resposta é sim”, finaliza Neckel.

Durante a audiência, o público pode se manifestar. Ao fazer o anúncio, a Magnífica Reitora foi aplaudida em pé.