Mais de 500kg de lixo recolhidos da beira da praia

Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos dedicaram a manhã dessa terça-feira, dia 06 de janeiro para recolher o lixo que foi descartado pela população junto à orla marítima da Barra do Rio Araranguá, na região onde o efluente desemboca no mar. A ação foi coordenada pela Fundação Ambiental do Meio Ambiente de Araranguá (Fama).

O material descartado pelos veranistas  – especialmente garrafas pet, latinhas de alumínio, plástico, garrafas de vidro e copos – totalizou aproximadamente 510 quilogramas. Antes da coleta, uma equipe de funcionários realizou a coleta do material e providenciou o armazenamento em 51 sacos plásticos.

Na terça-feira pela manhã um caminhão foi deslocado até a beira da praia e fez a coleta deste material, que foi encaminhado ao aterro sanitário. “Este recolhimento de dejetos descartados junto à orla é importante, pois evita prejuízos e danos ao meio ambiente. Alguns materiais, como plástico, vidro e alumínio, levam anos para decompor-se. O fundamental é que as pessoas continuem conscientizando-se sobre os efeitos disso para o meio ambiente. Fizemos campanha, distribuímos folderes e implantamos placas advertindo sobre isso. Aos poucos, essas ações vão repercutindo positivamente junto a população”, disse o diretor da Fama, Paulo Simon.

Periodicamente à Prefeitura de Araranguá realiza coleta de lixo na beira mar. “Através da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (Fama) estes pontos são monitorados permanentemente. Sempre que necessário somos chamados para fazer o recolhimento de material”, afirmou o secretário de Obras, Albino Rezende de Souza.

Durante as celebrações do Réveillon, muitas pessoas optaram por comemorar a festa da virada de ano na beira mar. Isso aumentou a demanda de materiais depositados na areia.  A expectativa e a tradição foram confirmadas. Desde o dia 21 de dezembro, quando iniciou o verão cresceu a quantidade de veranistas que ocupam a orla marítima. O movimento durante a temporada mais quente do ano é intenso na beira mar. A tendência é que no Carnaval, cuja data oficial é 17 de fevereiro, milhares de banhistas e veranistas divirtam-se no local. Em conseqüência disso, após essa data, a Prefeitura de Araranguá planeja repetir o mutirão de limpeza junto à beira da praia.