Prefeito avalia investimentos no setor da Saúde

A demanda por atendimentos e medicamentos é maior do que a oferta – hoje cada Unidade Básica de Saúde realiza em média 1,5 mil atendimentos por mês -, por isso, comandar a Secretaria Municipal de Saúde requer uma boa equipe de trabalho, permanente integração entre os setores, intensa dedicação e uma gestão administrativa equilibrada.  A própria Secretaria calcula que atualmente 80% da população araranguaense seja atendida exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais do que 15%

Consciente desse panorama, a Prefeitura de Araranguá investe na ampliação e constante qualificação da infraestrutura do setor. “Desde que assumi o governo municipal, o executivo sempre tem investido na Saúde valores superiores aos 15% da arrecadação anual de impostos previstos em lei. Fizemos isso de maneira planejada e gradativa, porque a intenção é melhorar e também ampliar as ações e serviços públicos neste setor”, observa o prefeito Sandro Roberto Maciel. Todo este processo é compartilhado e supervisionado pela secretária municipal de Saúde interina, Rosane Kochhmann e equipe de trabalho.

Reformas e ampliações

Sandro destaca que só no ano de 2014 foram investidos R$ 1.264.553,21 na melhora da infraestrutura física da saúde do município. “No ano passado, o governo municipal providenciou a reforma ou ampliação das UBS de Sanga da Toca, Hercílio Luz, Mato Alto/Lagoão, Divinéia/Alto Feliz e Urussanguinha. Estas obras eram um antigo anseio dos moradores e hoje estão transformando-se em realidade”, justificou.

Nova Unidade de Saúde

O prefeito também fez questão de projetar a inauguração de novos espaços na área da Saúde Pública Municipal. “Nesse início de ano, o governo municipal tem expectativa de poder inaugurar à nova UBS do Bairro Polícia Rodoviária e a primeira Academia Pública Coberta de Saúde, que fica localizada no trevo entre a Rua das Hortênsias, a Avenida Vereador Manoel Norberto Costa e a SC-447, no Bairro Jardim das Avenidas. “Nessa terça-feira estive conferindo os trabalhos da nova UBS do Bairro Polícia Rodoviária. O local, que recebe cargas de aterro no pátio, realização dos acabamentos e instalação da rede de energia elétrica, é amplo, moderno e seguro, bem diferente da atual estrutura, cuja inauguração ocorreu em 2002 e já não atende a necessidade dos usuários do SUS. Situada próxima ao Parque Industrial, esta comunidade cresce em população à cada dia, por isso à demanda de atendimentos aumenta na mesma proporção”, explica.

Uma das maiores UBS

O novo prédio da UBS é um dos maiores do setor da saúde do município possuindo 429,20 metros quadrados, abrigando auditório, sanitários acessíveis, área de circulação, com aproveitamento de água para limpeza externa e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. A estrutura física abrange 16 salas e seis sanitários e custará R$ 480.696,72 mil. A contrapartida da prefeitura é de R$ 330.696,84. Além deste montante, outros R$ 50 mil foram destinados à aquisição de móveis e equipamentos. Já o valor repassado pelo Governo Federal, por meio de emenda viabilizada pelo deputado Ronaldo Benedet é de R$ 200 mil.