Nome de creche faz homenagem póstuma

O Projeto de Lei Ordinária 6/2013 do presidente da câmara, Rony da Silva (PMDB) foi aprovado por unanimidade pelos colegas de vereadores e transformou-se em lei após a sanção do prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel. Em conseqüência disso, o Centro Educacional Infantil Criança Feliz, no Bairro Polícia Rodoviária, receberá o nome de “CEI. Tia Valda”.

Valdeci Soares Emerim, popularmente conhecida como Tia Valda nasceu dia 13 de setembro de 1945. Ela cresceu e constituiu família, sempre morando no mesmo bairro, antes chamado Ranchinho, mais tarde Colônia, hoje Polícia Rodoviária. Foi uma batalhadora, muito solidária com as pessoas carentes.

Quando percebeu que a comunidade onde morava estava crescendo  teve a idéia de abrir uma creche infantil para que as mães pudessem deixar seus filhos e trabalhar. Começava então, a luta para concretizar esse sonho. Tia Valda foi doadora do terreno onde hoje está situado o Centro de Educação Infantil,  inclusive trabalhando nesse local como merendeira antes de aposentar-se.

Ela faleceu em 20 de junho de 2004 deixando como legado bons exemplos. Agora, emprestando seu nome para a creche do bairro, Tia Valda ficará gravada na história e na memória da cidade onde nasceu e viveu.