Município celebra 135 anos com grandes realizações

Inverter prioridades com obras para melhorar a qualidade de vida das pessoas gerando desenvolvimento social, econômico e sustentável. Essa tem sido a marca do governo de Sandro Maciel e Rodrigo Turatti nestes 27 meses à frente da prefeitura do município de Araranguá,que neste dia 03 de abril comemora seus 135 anos de emancipação político-administrativa. Somente em 2014, foram inauguradas 40 obras nas mais diferentes áreas, como Educação, Saúde, Agricultura, Saneamento Básico – com a extensão das redes de água para abastecimento de comunidades nunca antes atingidas na história do município, Social e Habitação, dentre outras. Por tantas realizações pode-se afirmar: A população de Araranguá tem boas razões para comemorar o aniversário da cidade.

A cidade está mais bonita

Com a iniciativa de implantar canteiros de flores nas principais avenidas e rótulas da cidade, a partir do trevo de acesso à cidade pelo antigo traçado da BR-101, pintura dos meio-fios, corte permanente da grama, projeto de paisagismo na Praça Hercílio Luz, a área central e urbana de Araranguá se transformou num cartão postal.

Grandes obras em andamento

Na área social, a construção do Centro de Convivência do Idoso vem se projetando a cada dia como uma obra há muito esperada pela comunidade. O centro que está sendo construído na esquina da Avenida 15 de Novembro, com a Rua Alfredo Pessi, em frente ao Campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), tem um investimento de R$ 1.415.575,86, sendo 1.115.575,86 assumidos pela Prefeitura de Araranguá e saldo de R$ 300 mil de emenda parlamentar do deputado Federal Jorge Boeira. O Centro de Convivência do Idoso funcionará como um centro multiuso, abrigando salão, secretaria, espaço para atividades de recreação, lazer, cursos e reuniões, mais copa e sanitários, incluindo todas as atividades do Ciarti.

Maior escola do município

Com a obra iniciada em agosto de 2014 e em ritmo avançado de construção. De acordo com o prefeito Sandro Maciel, nesta nova escola, o investimento total é de R$ 4,2 milhões, sendo R$ 3,4 milhões na edificação, mais R$ 800 mil, que foram aplicados na aquisição do terreno. A nova sede está situada ao lado da atual escola Jardim das Avenidas (Caic). O projeto segue os padrões do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE. A professora da turma do primeiro ano do ensino fundamental, professora Kida e seus aluninhos, aproveitaram para visitar aquela que será a maior escola do município de Araranguá. O projeto prevê também a construção de uma quadra coberta para atender aos 450 alunos que ali estudam, do pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental.

População de baixa renda ganha Residencial

Outra grande obra no campo social do atual governo do município de Araranguá é o Residencial Bela Vista, localizado no bairro Coloninha. O  Residencial Bela Vista terá 250 apartamentos e vai atender a uma demanda da população de baixa renda que não tem sua casa própria. O empreendimento social contará com 16 blocos, com 16 apartamentos cada, totalizando 256 novas unidades no município, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, numa parceria entre Caixa Econômica Federal, Governo Federal (Ministério das Cidades) e Prefeitura de Araranguá. De acordo com o prefeito Sandro Maciel, este residencial será o primeiro a ser inaugurado pela atual Administração do Município.

Festa celebra aniversário de Araranguá

Com abertura oficial no dia 10 de abril, a 3ª Araranguá Fest pretende se consolidar como as festa da cidade. Durante os dias 10, 11 e 12 de abril, a Araranguá Fest terá atrações como: Encontro Regional da Feliz Idade, com animação de Os Bertussi e escolha da Rainha da Feliz Idade. No mesmo dia haverá a escolha das soberanas da Araranguá Fest e show nacional com The Fevers. No dia 11, abertura dos pavilhões, exposições, praça de alimentação, gastronomia típica, museu do carro antigo, apresentações culturais e à noite shows com Black Bull Band e Papas da Língua. A festa encerra no dia 12, domingo, com shows do Trio Parada Dura (16h) e Tchê Barbaridade (18h), entre outras atrações.