Governo Municipal defende três Unidades de Conservação no Morro

As oficinas do Projeto Orla realizadas na quinta e sexta-feira da semana que passou, obtiveram novos encaminhamentos a partir da presença, em todos os encontros, do prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, secretários e assessores, FAMA, entidades não governamentais, coordenadora estadual do projeto Orla, Adelina Pinto, a Kika e superintendente adjunta da Secretaria de Patrimônio da União, SPU, Tereza Cristina Alves.

Na oficina de quinta-feira, 23, na presença das representantes da SPU – que  esclareceram sobre o papel da União no projeto, o prefeito Sandro Roberto Maciel levou a posição do governo do município de Araranguá sobre as principais bandeiras a defender: “Nós entendemos que o projeto Orla deve ter pelo menos três Unidades de Conservação, onde nada poderá ser construído nestes locais que são: um no lado sul (lagoa do frango), outro na região central do morro) e uma grande área entre Barra Velha e Morro Agudo”, defendeu Maciel.

De acordo com o prefeito, é preciso de uma rua de saída pelo lado sul, entre o Morro dos Conventos e a Praia Paiquerê, “se quebrar um caminhão na estrada principal que leva até a orla, não existem saídas. Também defendemos a construção de passarelas ao invés de calçadão. Seriam passarelas verticais que ligariam as ruas principais até a praia e precisamos melhorar a infra-estrutura com a colocação de banheiros, entre outras”, destacou.

Segundo o chefe do executivo araranguaense, há necessidade de ampliar em pelo menos para 10% a área construída. “Nós não queremos transformar o Morro dos Conventos numa praia de agitação, fazer turismo com sustentabilidade, permitir empreendimentos que tenham esse perfil”, defendeu o prefeito.

Na sexta-feira, 24, o prefeito Sandro Maciel, secretários e assessores, superintendente da FAMA se reuniram pela manhã com as representantes da SPU para tratar do projeto Orla. À noite foram realizado trabalhos em grupos, onde discutiram potencialidades e problemas das áreas consolidadas abrangidas pelo setor 03 do projeto Orla. No final será apresentado documento que será revisado e entregue. Também foi divulgado o site da prefeitura: Araranguá.sc.gov.br,  com o respectivo link para informações do Projeto Orla e a criação de uma página no Facebook. As próximas oficinas estão marcadas para os dias 06 e 07 de maio, a partir das 18 horas no Hotel Morro dos Conventos.

O que disseram

Para o mediador do Projeto Orla, Pedro Nasser, a reunião foi muito produtiva, porque deu continuidade ao diagnóstico da orla e tratou-se das potencialidades e problemas, para poder traçar um futuro. “Foi muito bom, estamos seguindo no plano com excelente participação e todos os representantes estão convidados a participar. O mais importante do projeto é que a população participa do planejamento, das intervenções da orla, porque é um processo democrático onde todos têm direito a voz, superando obstáculos e dando mais qualidade de vida a população”, disse.

SPU é parceira

Ao participar da oficina do Projeto Orla, na quinta-feira, 23, Tereza Cristina Alves, superintendente adjunta da SPU em SC, disse saiu muito satisfeita dos trabalhos. “Eu vi que a prefeitura tem vontade para que o Projeto Orla aconteça e que todos os participantes estão muito entusiasmados. Isso é muito positivo, ganha a comunidade, sociedade a coletividade como um todo e a SPU também naquilo que envolve as áreas da união. Questionada sobre o que a união pode liberar ela respondeu: “Todo o projeto é possível desde que obedeça ao Plano Diretor do município, os regramentos da legislação ambiental. O Patrimônio da União dispõe das áreas para dar melhor destinação desde a regularização fundiária, construção de creches, moradias do Programa Minha Casa Minha Vida , enfim, nossas áreas estão para uso comum”, concluiu.