Programa de Controle da Dengue registra Foco de Aedis Aegypti no bairro Mato Alto

O programa de controle a Dengue de Araranguá, registrou na tarde do dia 24 de abril mais um foco da presença do mosquito Aedis Aegypti.

Desta vez o foco foi encontrado no bairro Mato Alto, em apenas uma única larva positiva coletada pelo agente em uma das 236 armadilhas instaladas no município.

Neste ano foram registrados 10 focos do mosquito distribuídos em 04 localidades (Sanga da Toca, Cidade Alta, Vila São José e Mato Alto).

Os números até o momento estão dentro da media dos últimos anos, porém o coordenador Joélcio Anastácio alerta a comunidade para a necessidade de atitudes conscientes da população frente a este problema de saúde publica para que não tenhamos em um futuro próximo, maiores problemas com a doença, uma vez que Santa Catarina já apresenta um cenário epidemiológico negativamente diferenciado em comparação a anos anteriores.

Novo ECOPONTO para pneus velhos

Joélcio relata ainda, que em razão desta mudança de cenário no estado, o Governo do Município de Araranguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a FAMA, Vigilância Sanitária e Fiscais de Postura, vem atuando de forma articulada e com maior rigor na fiscalização de empresas como borracharias e ferro velho, exigindo a adequação da legislação estadual (lei 15.243/2010) que determina aos proprietários destes estabelecimentos e afins, a cobertura adequada para acondicionamento de materiais como pneus e sucatas, bem como mudanças de estratégias no controle do vetor através do programa de controle a dengue. Além disso políticas públicas ambientais  também deve ser uma importante ferramenta no controle epidemiológico, estando previsto pelo governo municipal para em breve a inauguração de mais um ECO PONTO na cidade, este destinado apenas para armazenamento de pneus inservíveis.

Por fim Joélcio lembra a comunidade que cidadania se alcança com efetivo exercício de responsabilidades, cabendo assim cada um fazer a sua parte, cumprir com seu papel de cidadão, ou seja, evitar ao máximo a exposição ao tempo de depósitos que possam acumular água e eliminando-os sempre que percebê-los, mantendo a limpeza de calhas, piscinas tratadas e caixas de água tapadas etc…