Mais de 500 jovens se alistam para o Serviço Militar em Araranguá

“Meu sonho desde criança é servir a pátria, ser um militar, fazer carreira no exército, mas sou filho único e tenho que cuidar de meu pai que tem problemas de saúde, ainda assim espero ser chamado”.

A declaração do jovem Eduardo Soares Pessi, morador do bairro Jardim Cibeli, demonstra que seguir a carreira militar ainda é um sonho acalentado por alguns jovens de Araranguá.

Contudo, como o município não é tributário (possui unidade militar), a maioria dos 500 jovens que se alistaram até a tarde de ontem, 30 de julho, prazo final acabam sendo dispensados de incorporação, no caso, o 28º GAC de Criciúma.

O secretário da Junta de Alistamento Militar de Araranguá, José Antônio Borges, registrou intenso movimento de jovens, como Eduardo, que foram até a sala da junta, na Prefeitura Municipal, para alistar-se. “Se o jovem não for convocado, poderá fazer cursos como da ESA (Escola de Sargentos das Armas) ou na Escola de Cadetes do Exército. Com estudo ele pode fazer uma bela carreira militar”, aconselha José.

Ontem, 30 de junho, foi o último dia para alistamento dos jovens que completaram 18 anos em 2015, sem o pagamento da multa. De acordo com o secretário da JSM, os jovens que não se alistaram dentro do prazo ainda podem se alistar, desde que paguem a multa entre R$ 1,38 (BB) R$ 1.96 (Caixa) e R$ 2,06 (Correios).

Alistamento ainda é obrigatório

Anualmente, todos os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos de idade, são obrigados a se alistarem no serviço militar, conforme o art. 143 da Constituição Federal (as mulheres estão dispensadas dessa obrigação). E em 2015, isso não será diferente. O Serviço Militar abrange o exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas, e ao término da seleção, o jovem pode ser designado para a prestação do serviço em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado em Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR) ou em um Tiro de Guerra.

Não alistamento causa transtornos ao cidadão

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “FORA DO PRAZO”. Isto poderá trazer-lhe conseqüências desagradáveis, pois ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:

• Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.