Historiador de Araranguá é indicado para o prêmio Açorianidade 2015

 

 

 

O historiador e subsecretário de Cultura e Turismo de Araranguá, Jair Arcenego Anastácio, acaba de ser indicado para concorrer ao prêmio mais importante da cultura açoriana catarinense, o troféu Açorianidade 2015.

 

 O troféu é o reconhecimento pelo desempenho, fomento, e valorização da cultura de base açoriana, aos agraciados do ano de 2015. Com este troféu, que é entregue anualmente, o NEA  – Núcleo de Estudos Açorianos, tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo, em prol da causa da cultura açoriana.

A escolha dos profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus são feitas pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos. Este Conselho é formado por 56 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense. Tem assento, também neste Conselho, SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público, e Consulado Honorário de Portugal. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.

 

Para o historiador e hoje subsecretário de Cultura e Turismo do Governo de Araranguá, Jair Arcenego Anastácio, a sua indicação foi encarada como uma surpresa agradável. “Nossa luta pela valorização da cultura açoriana vem desde criança, quando acompanhava meu avô, pai e hoje estamos na terceira geração do grupo de Terno de Reis do Lagoão. Como gestor da área da Cultura fizemos parte do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos desde 2013, por entender que Araranguá, com raízes açorianas não poderia ficar de fora dos eventos da cultura que deu origem a essa terra que completa seu bi-centenário. E tudo começou na antiga “canjica” hoje o Distrito de Hercílio Luz. Dedico essa indicação e se conquistar o prêmio Açorianidade a todas as pessoas que contribuem e nos deixaram o legado açoriano”, afirma. A entrega da premiação será no dia 18 de setembro de 2015 na cidade de Bombinhas.  

 Conheça o perfil do candidato ao título Açorianidade 2015

Professor Jair Arcenego Anastácio, Historiador, Pedagogo, foi Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Araranguá no ano de 2011 e 2012 e atualmente exerce a função de subsecretário de Cultura e Turismo desde 2013.

Entre tantas atividades realizadas na função que exerce, tem se destacado pelas várias ações que vem desenvolvendo no município com o objetivo de promover entre os cidadãos o regate e a valorização da identidade cultural de base açoriana tão presente no município de Araranguá.

É o idealizador da Semana da Cultura Açoriana em Araranguá, que neste ano de 2015 chega a sua terceira edição no mês de setembro.

A Semana da Cultura Açoriana em Araranguá, busca envolver de maneira direta e indireta todos os munícipes, num evento cultural exclusivamente voltado ao saber e fazer daqueles que colonizaram essas terras situadas no sul do estado de Santa Catarina.

Este evento tem ganhado notoriedade em toda a região, sendo o responsável pela realização de variadas atividades, tais como: Exposições da herança açoriana deixada no município de Araranguá, Seminário sobre o artesanato açoriano, envolvendo professores e artesãos, incentivo a pesquisa, estudo e a promoção de atividades artístico/cultural em todas as escolas da rede municipal tendo como foco a cultura açoriana presente no cotidiano de nossa gente, realização de cursos sobre dança açoriana, estímulo a perpetuação e criação da tradição de cantorias de Terno de Reis, cantoria da Bandeira do Divino, Boi-de-mamão,  entre outras manifestações folclóricas.

No Centro Cultural Artesã Máxima de Souza, onde esta instalada a sede da Subsecretaria de Cultura, criou vários ambientes que retratam aspectos importantes da tradição açoriana no município buscando na raiz os traços da cultura.

Tem se mostrado incansável no incentivo a produção e difusão do tradicional Artesanato de Ilhas comunidade ribeirinha ao leste do município de Araranguá. Artesanato este conhecido e pelo uso dos recursos naturais e de matriz açoriana tais como o junco, palha de butiá, folhas e fibras de bananeira e palmeira.

Criador e coordenador do Grupo Folclórico Cultural Cantores do Menino Deus, grupo este que mantêm viva a tradição da cantoria do Terno de Reis e da bandeira do divino Espírito Santo da comunidade de Lagoão interior da cidade de Araranguá. O grupo também é conhecido pelas belíssimas interpretações de canções da tradição açoriana e da musica raiz local e regional.

Enfim o professor Jair Anastácio é um abnegado estudioso e verdadeiro entusiasta quando o assunto se trata da cultura de base açoriana presente na cidade de Araranguá. A indicação ao Troféu Açorianidade 2015, além de um belo gesto de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação, também, é certamente um grande estímulo para que continue o árduo trabalho de resgate e valorização desta cultura tão rica em detalhes e elementos, presentes e expressos até hoje no cotidiano desta gente que “primeiro” povoou o litoral catarinense, com seu jeito simples de ser, com seu trabalho, com seus hábitos, suas crenças, nos seus lazeres, contos e causos.