Saúde de Araranguá vai distribuir a nova Caderneta da Gestante

 

 

 

O Governo de Araranguá, em ação da Secretaria Municipal de Saúde numa parceria com a Rede Cegonha do SUS, estará disponibilizando em todas as Unidades Básicas de Saúde, através do setor de pré-natal, a nova Caderneta da Gestante.

Segundo a enfermeira responsável pelo setor que funciona na Unidade Central de Saúde Bom Pastor, Tânia Simão, as gestantes que iniciarem o pré-natal a partir do dia 1º de agosto já receberão as novas cadernetas.

Serão entregues cerca de mil unidades em todos os postos de saúde, suficientes para atender a demanda. Para Tânia, além desta boa novidade que é a Caderneta da Gestante, a Rede Cegonha tem buscado a humanização dos partos, onde o esposo pode acompanhar o nascimento nos hospitais.

“Aqui em Araranguá já contamos com um grupo de gestantes que visita todo mês o Hospital Regional para conhecer todos os caminhos até a hora do parto. Outro serviço inovador para a gestante que o SUS de Araranguá proporciona é o SIS-PRÉ-NATAL, onde o sistema é alimentado com as informações da gestante e o médico, em qualquer lugar, poderá avaliar se a gestante é de baixo ou alto risco”, afirma. 

A secretária de Saúde, Rosane Kochann destaca a importância da novidade para as gestantes. “A caderneta é fundamental para bom acompanhamento do pré-natal e resultará em mais saúde para a mãe e seu bebê, ela contém informações muito importantes para a gestante e sua família. É bom lembrar para que a gestante sempre carregue a caderneta consigo, pois ela auxiliará na obtenção de informações no caso de alguma emergência e que toda gestante tem o direito de ter sua caderneta preenchida ” conclui.

Saiba Mais

A Rede Cegonha consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Pensando nisso o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, no ano de 2014 elaborou a nova Caderneta da Gestante. 

A caderneta inclui o novo cartão de acompanhamento do pré-natal , pode ser utilizada por todos os profissionais de saúde que irão registrar as consultas clínicas e odontológicas, os resultados de exames e as vacinas, entre outras informações é um importante instrumento de apoio para o desenvolvimento das consultas e para a otimização de seu trabalho no serviço de saúde. Ela também pode auxiliá-lo no diálogo com a gestante, por meio de textos e figuras explicativas, e nas ações de educação em saúde.