Eleitos para o Grêmio Estudantil prometem gestão protagonista de uma educação solidária

A democracia e a participação popular são instrumentos valiosos para a construção de uma sociedade justa e igualitária, onde os direitos e os deveres são partilhados por todos. Quando esses valores são aprendidos e vividos desde muito cedo, toda a sociedade ganha. Pensando nisso, a Prefeitura de Araranguá, através da Secretaria de Educação, tem promovido diversas ações que promovem a democracia e a participação popular, entre elas, a organização dos Grêmios Estudantis. Após eleição no dia 16 de julho que envolveu toda a unidade de ensino em torno de três chapas, tomou posse na manhã dessa terça-feira, 11, a nova diretoria do Grêmio Estudantil da Escola Básica Jardim das Avenidas. Falando em nome dos novos dirigentes, o vice-presidente Pablo Mendes falou sobre este novo momento do movimento estudantil de Araranguá afirmando que “o que queremos com a nossa gestão é sermos protagonistas de uma educação solidária, representando todos os alunos”.

Responsável pela organização dos Grêmios nas escolas do município, a professora Solange Cachoeira lembra que a participação dos alunos é fundamental quando se pensa em educação de qualidade. Além disso, estes espaços funcionam como o órgão máximo de representação dos estudantes na escola. Defendendo os interesses e os direitos dos alunos, são importantes instrumentos para o aprendizado prático da ética e da cidadania. Eles permitem ainda que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade, criando assim cidadãos autônomos e participativos.

Representando o prefeito Sandro Maciel, a Secretária de Educação Rosangela Casagrande parabenizou os alunos que terão a responsabilidade de serem os porta vozes das demandas, dos anseios e das expectativas de toda a escola, ressaltando ainda o compromisso do governo em promover uma gestão participativa. “Nós, que somos um governo democrático, estamos incentivando não apenas a organização dos grêmios estudantis, mas também a criação dos Conselhos Escolares. Ainda este ano pretendemos também promover eleição direta para diretores. O que queremos para a gestão de nossas unidades escolares é que ela seja democrática e participativa, educando nossos alunos para uma sociedade mais justa e uma cidade mais humanizada”, finalizou.

• Conheça os novos diretores:
  • Presidente: Isac da Rocha
  • Vice-presidente: Pablo Mendes