Candidatos a conselheiros tutelares são apresentados ao CMDCA

 

 

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) conheceu, na manhã desta quarta, dia 2, candidatos a conselheiros tutelares. A apresentação ocorreu na sede do Samae e a convite do CMDCA contou com a participação do secretário de Assistência Social e Habitação, Eduardo Chico Merêncio. Dos 15 nomes que disputarão a eleição, apenas uma candidata não pôde comparecer à reunião.  O pleito ocorre de forma unificada, em todo o país, no próximo dia 4 de outubro. Em Araranguá, a eleição será realizada no Colégio Murialdo, das 8 às 17 horas. Podem votar todos os cidadãos com domicilio eleitoral no município e deverão comparecer ao local de votação, munidos de documento com foto e título de eleitor.

“Esta é a primeira eleição unificada do Conselho Tutelar. Em nosso município, tivemos 32 inscritos, sendo que 26 realizaram a prova objetiva e 15 foram aprovados”, relata o presidente do CMDCA, Marcos Tramontin Serafim, e integrante da Comissão Eleitoral. Destes 15 que estão aptos a participar da eleição, os cinco mais votados serão considerados eleitos. Os demais, a partir do 6º mais votado, serão considerados conselheiros suplentes. Havendo empate na votação será considerado eleito o candidato que tiver obtido melhor desempenho na prova escrita.

Após o pleito, os conselheiros eleitos e suplentes participação de curso de capacitação na segunda quinzena de novembro. E a posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2016.  O secretário Chico, ressalta a importância de um conselho tutelar forte no município. “O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental de proteção à criança assim como acompanhar os direitos e deveres conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). E é preciso que o município dê suporte de qualidade aos conselheiros para atender as demandas”, afirma Chico ao acrescentar a entrega da reforma do prédio do Conselho Tutelar. “Um dos suportes que a prefeitura está dando ao Conselho é a reforma deste prédio que será entregue entre o fim deste mês e começo de outubro”, complementa o secretário.

Os conselheiros tutelares eleitos receberão o subsídio mensal fixado em R$ 1.700,00. “Entendemos que os conselheiros precisam ser valorizados pela responsabilidade da função que irão exercer. Mas olhando para a realidade de outros municípios me preocupa o fato de que muitos receberão menos do que este valor a ser pago em Araranguá”, afirma Chico.

 

 

Conheça os candidatos a conselheiros tutelares de Araranguá:

Nome do Candidato

Nº de Inscrição:

ALYSSON BITENCOURT

10

ANTÔNIO ROBERTO LEANDRO

19

CRISTIANE KUNHASKY ABATTI

7

EDNA BORGES ANTONELLO

6

ELIANE APARECIDA DA SILVA KRÜGER

28

EMERSON FLÁVIO DA ROCHA

2

GEISIANE DE CARVALHO ALBINO

14

GERTRUDES SERUI DE MATOS MACHADO

16

JOSY CIPRIANO IGNÁCIO

11

RAFAEL SHAULYN DE FREITAS

31

ROSANA GOMES

24

SÔNIA MARIA ALVES SADZINSKI

30

TAMARA FERREIRA DA SILVA

23

TATIANI SCHIMITTI VIEIRA

20

VÂNIA REJANE SOARES ELIAS

17