Cinema vai à escola de Campo Verde

 

 

 

Alunos da Escola Municipal Almerindo Manoel da Luz, localizada na comunidade Campo Verde, bairro Polícia Rodoviária, puderam assistir a filmes sem sair da unidade e como se estivessem em uma sala de cinema. Isto foi possível através do projeto Cine Mult Itinerante, do instituto Multiplicando Talentos, de Criciúma, em parceria com o governo federal. O objetivo é promover inclusão cultural em 15 municípios do sul do estado com o acesso gratuito à produção cinematográfica. As sessões ocorrem nesta quinta e sexta, dias 10 e 11.

 “Mais de 95% dos municípios do sul do Brasil não dispõem de qualquer tipo de acesso a salas de cinema. Acreditamos que levar a arte do cinema para as comunidades trará muitos benefícios ao público e sempre levando conteúdos que façam os alunos refletirem determinados temas”, relata a coordenadora do projeto, Paula Gregório Gonçalves. Na escola Almerindo Manoel da Luz foram trabalhados dois filmes. Alunos das séries iniciais do ensino fundamental assistiram “Cada um na sua casa” e os alunos das séries finais “Box trolls”, as duas películas de animação.

De acordo com o diretor da escola, Mauricio Réus, a iniciativa de levar o cinema à escola partiu de uma professora que já conhecia o projeto. “Através da professora Josiane que entrou em contato com o cinema foi proporcionado aos alunos este projeto. Muitos não conheciam um cinema e esta foi uma oportunidade de ver como funciona toda a estrutura”, relata o diretor ao destacar a importância da inclusão. “Inserir os alunos numa realidade diferente e elevar o conhecimento com conteúdos educativos deixa-os mais motivados”, acrescenta.