Ação integrada entre secretarias visa melhorar aprendizagem dos alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Araranguá, em trabalho conjunto com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, e Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, propôs uma ação unificada para otimizar o atendimento nas unidades escolares, acompanhando casos com mais vulnerabilidade social. A iniciativa está dentro do Plano Municipal de Educação recentemente elaborado e que a equipe da direção pedagógica do município vem atuando para colocar os pontos elencados em prática.

Em reunião realizada na tarde desta terça, dia 16, foram definidas as atividades a serem realizadas. No encontro, participaram a equipe da Secretaria de Assistência Social e dos serviços ligados à pasta, da Secretaria de Saúde e também dos serviços oferecidos, assim como a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, o serviço Apoia, que faz o elo entre Educação e Promotoria Pública sobre a evasão escolar. Na prática, cada secretaria vai dar mais condições de acesso às famílias aos serviços oferecidos pelo município.

“Queremos com esta ação atender as necessidades básicas daqueles alunos que têm dificuldade na aprendizagem. Muitos são de origem de famílias com problemas sociais, com dificuldades de acessar os serviços oferecidos pelas demais secretarias e chegam à escola sem cuidados emocionais, com má alimentação, e entre outras situações, afetando o rendimento escolar”, comenta a diretora pedagógica, Terezinha Santos da Rosa, ao enfatizar o fato da iniciativa ir ao encontro do município na realização de ações humanizadas.

O secretário de Assistência Social, Eduardo Chico Merêncio, presente no encontro, destacou a importância da integração das secretarias para dar o devido encaminhamento das atividades. “É preciso unificar forças com as equipes técnicas de referências de cada setor onde possamos conhecer a realidade intensificar ações”, relata Chico. O próximo passo será a realização de novas reuniões com os setores, desta vez nos bairros, a fim de acompanhar de perto cada caso. Os encontros serão semanais, às sextas-feiras, e o primeiro ocorrerá no próximo dia 25, no auditório da Escola Básica Municipal Nova Divinéia.