Secretaria de Obras inicia trabalhos de recuperação após chuvas intensas

A Secretaria Municipal de Obras de Araranguá realizou um levantamento, nesta segunda, dia 21, dos locais mais afetados pelas chuvas que caíram no município desde a semana passada.  Serviços de patrolamento e recuperação de tubulação já foram iniciados. A recuperação de ruas começará assim que melhorar as condições do tempo. “Quando o tempo melhorar daremos início à recuperação de ruas asfaltadas que ficaram danificadas com as chuvas”, diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços, Albino Resende de Souza.

Entre os trabalhos já iniciados, está a recuperação de tubulação de um terreno localizado no bairro Mato Alto, às margens do antigo traçado da BR-101, que rompeu na madrugada da última quinta-feira. Outro serviço realizado pela secretaria foi o patrolamento de ruas no bairro Coloninha. A secretaria deverá elaborar ainda um cronograma de ações já para esta semana. O valor dos investimentos para os trabalhos de recuperação e patrolamento, incluindo materiais para tapar buracos das vias deve chegar em torno de R$ 250 mil.

Balsa em funcionamento

A Defesa Civil Municipal continua com os trabalhos de monitoramento e informa que a Balsa voltou a realizar a travessia entre Balneário Morro dos Conventos e Distrito de Hercílio Luz já na segunda. “Como a correnteza ainda estava muito forte optamos em liberar somente na manhã desta segunda”, comenta o coordenador municipal da Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Paulo Roberto Oliveira, ao destacar o trabalho da equipe da Defesa Civil em dar o suporte necessário à população durante o período de chuvas.

Galeria pluvial

Com as chuvas intensas dos últimos dias, as obras da galeria pluvial na esquina das avenidas Coronel João Fernandes e Capitão Pedro Fernandes, entre o Teatro Municipal Professora Célia Belizário de Souza e o Edifício Cruzeiro do Sul, novamente surtiram efeito em um dos maiores gargalos que Araranguá já teve na região central. As obras tiveram como principal finalidade resolver a falta de capacidade de vazão da água da chuva provocando constantes alagamentos. O município investiu recursos próprios para realizar este trabalho e conseguiu resolver com mais rapidez os problemas de escoamento das águas no local.